Na cidade de São Petersburgo, Luís Gaspar e Alexandre Silva irão enfrentar, em momentos diferentes, dois chefes russos, numa prova que dá pelo nome de “Chefs Challenge”.

Passemos às regras do jogo: Cada duelo é um frente-a-frente amigável entre dois chefes que visa promover as diferentes cozinhas em prova e a troca de ideias e experiências entre os participantes.

Os chefs que disseram “Sim!” ao desafio têm uma hora e trinta minutos para cozinharem e apresentarem um prato que obedeça ao tema do duelo. Temas estes que foram aleatoriamente atribuídos a cada dupla e não se repetem.

Cada chefe teve de escolher um produto do país de origem, com o qual o adversário terá de cozinhar.

O primeiro dos chefes portugueses a participar no “Chefs Challenge” é Luís Gaspar, que no dia 8 de Novembro, quarta-feira, vai enfrentar Anton Abrezov. Depois de correr o mundo a estagiar em restaurantes de renome, como o Gastrologik (1* Michelin, Estocolmo), Gramecy Tavern (1* Michelin, Nova Iorque) e Maaemo (3* Michelin, Oslo), Abrezov regressou a São Petersburgo para assumir os comandos do Grãs x Madbaren, um restaurante-laboratório onde o fluxo de criatividade não tem fim. Sob o tema “Textura e Sabor - Como criar tendências”, Abrezov foi desafiado por Luís Gaspar a cozinhar com o chouriço de sangue, e por seu turno, o chefe da Sala de Corte terá de apresentar uma criação com feijoa.

Pastel de Nata vai à Rússia mostrar que ninguém o bate aos pontos

No dia seguinte, 9 de Novembro, é a vez de o chefe do LOCO arregaçar as mangas e cozinhar. “O meu Pastel de Nata — A reinterpretação do mais popular dos pastéis portugueses” é o tema do desafio que irá juntar Alexandre Silva e Anton Isakov, conhecido pela sua abordagem contemporânea à cozinha russa no restaurante Gastronomika. E que produtos é que os chefes atribuíram um ao outro? Vejamos: do lado da bancada do chefe português haverá dióspiros; já o ‘adversário’ terá à sua espera nada mais, nada menos que um focinho de porco fumado! Quem diria que um pastel de nata poderia ser salgado?

Além da iniciativa “Chefs Challenge”, o programa do festival MEGUSTRO inclui ciclos de conferências com marketeers, empresários e gestores ligados à gastronomia, masterclasses e ainda o concurso “Chef a la Russe”. A entrada no festival é gratuita e os interessados podem garantir um lugar através aqui.

Portugal chega à Rússia com o apoio da Makro Portugal e do “Sangue na Guelra - Blood n'Guts”.