Os sabores de Portugal e Brasil encontram-se na Graça

Até 23 de novembro, o restaurante Via Graça tem um menu único, que combina e alterna com mestria ingredientes lusos e brasileiros. Uma ementa para apreciar com tempo e vagar.

Estar quatro horas sentado à mesa não é para todos os dias, assim como conseguir provar todos os 11 pratos do ‘Menu Encontro Atlântico de Sabores’, preparado por João Bandeira e Pablo Oazen. É uma ocasião especial com um projeto bem definido em mente que nos é proposto: pratos bem servidos e originais, que casam, por exemplo, a carne de pato com cuscuz de canjiquinha e tucupi; a emblemática empada de caça do Via Graça com os picles tão habituais no Brasil; ou ainda o pão de queijo com presunto Pata Negra.

Se tudo correr de acordo com os planos dos dois chefes, esta sala (ou, possivelmente, um outro espaço em Lisboa) poderá ser transformada num projeto totalmente inovador, com “cozinha brasileira moderna”, como explica Pablo, originário de Minas Gerais e que conhece bem Portugal. O andar de cima do Via Graça permanecerá com a cozinha portuguesa de João Bandeira.

Agora, voltando ao Menu de degustação do Encontro Atlântico, disponível para almoços e jantares até 23 de novembro (€60,00 por pessoa, mais €15,00 se optar pelo menu de vinhos especialmente selecionados para a ocasião), pode dizer-se que, mais do que uma refeição, é uma homenagem à cozinha dos dois países, à história e à inovação. Os chefes não hesitam em combinar ingredientes tradicionais, como a azeitona, o milho, a morcela ou a goiaba, com técnicas de cozinha modernas. Exemplo disso é, logo a começar, a Caipi Nitro, um gelado de caipirinha feito na hora, à frente do cliente, com nitrogénio líquido; a cozedura das vieiras coradas a baixa temperatura ou as azeitonas desidratadas no prato de bacalhau.

Via Graça

Rua Damasceno Monteiro 9-B, 1170-108 Lisboa

geral@restauranteviagraca.com

21 887 08 30 - 21 887 03 05

Menu Encontro Atlântico de Sabores

Caipi Nitro + Snacks

Pão de queijo + Pata Negra

Vieras Coradas, ar de caril e crumble de morcela

Terrina de rabada, castanhas brasileiras e espuma de tubérculos

Peixe do dia (no caso, garoupa), puré de bananas caramelizadas e quiabos tostados

Bacalhau confitado em azeite e conhaque, mousseline de cítricos e verduras

Abacate – limão – cachaça

Pato, cuscuz de canjiquinha e tucupi

Fusão de caça com a agressividade dos picles de legumes

Serpa DOP, agrião e abóbora

Manga – Coalhada – Mel

artigo do parceiro:

Comentários