Os melhores livros de cozinha

Todos os anos, os Gourmand World Cookbook Awards distinguem os livros que se destacam na área de gastronomia a nível mundial. Há pelo menos 11 títulos portugueses na lista de 2013.

“Domingos à Mesa” do chefe Cordeiro, foi distinguido na categoria de Best Entertainment Cookbook em Portugal. Da autoria do conhecido chefe Cordeiro, com fotografia de Humberto Mouco, o livro das Edições do Gosto concorre agora para o prémio de Melhor Livro de Gastronomia do Mundo, cujo vencedor em maio de 2014.

Já “Cozinha Para Dias Felizes” da editora Marcador e da autoria de Isabel Zibaia Rafael, do blogue Cinco Quartos de Laranja, venceu na categoria Best Blogger Book.

A editora Casa das Letras conseguiu distinções para cinco dos seus livros: “Ingrediente Secreto 3”, de Henrique Sá Pessoa, na categoria Best Chef Cookbook; “As Minhas Receitas de Bacalhau”, de Vítor Sobral, na categoria Best Fish and Seafood Cookbook; “Comeres de África Falados em Português”, de Maria Augusta Carvalho, na categoria Best African Cuisine Book; “Momentos Doces, de Mafalda Matias, na categoria Best Pastry Sweets Cookbook; e “Da Horta para a Mesa”, de Cláudia Villax, na categoria Best Vegetarian Book. 

Da editora Esfera dos Livros há três publicações a destacar: “Os Mistérios do Abade de Priscos e outras histórias curiosas e deliciosas da gastronomia”, de Fortunato da Câmara (já em 2ª edição), na categoria de Best Food Literature Book; “O Que faço hoje para jantar?”, de Joana Roque (em 6ª edição), na categoria de Best Easy Recipes Book; e “As Regras de Ouro” da nutricionista Ágata Roquette”, de Ágata Roquette (11ª edição), na categoria de  Best Health and Nutrition Book.

“Erva uma vez - Estórias cozinhadas com aromas”, de Patrícia Vilela (da Forking Amazing) e Luís Alves (Cantinho das Aromáticas), com fotografia de Nelson Garrido e design de Pedro Botelho, ganhou na categoria de Best Cookbook Design.

Entre 19 e 22 de maio de 2014, Pequim acolhe pela primeira vez os prémios de literatura de culinária, que decorrerá em paralelo com a feira do livro de culinária. Há livros de 187 países a participar nesta edição, que regista uma forte componente digital. O crescimento do sector de livros sobre comida e vinhos justifica a organização de dois encontros por ano, um na Europa e outro na Ásia, considera a organização do Gopurmand International. A Cookbook Fair voltará a Paris em 2015.

artigo do parceiro:

Comentários