Odivelas - Um doce festival em torno da Marmelada Branca

A Marmelada Branca de Odivelas, uma especialidade conventual produzida pelas freiras Bernardas do Mosteiro de São Dinis, está em destaque num festival que decorre entre 10 e 12 de outubro.

O primeiro festival dedicado à Marmelada Branca de Odivelas vai decorrer no Largo D. Dinis, próximo ao Mosteiro São Dinis de Odivelas. Isto numa mostra que inclui visitas ao mosteiro, assim como a presença de tasquinhas com petiscos e doces conventuais.

O festival contará, ainda, com animação musical e teatro de rua.

Entretanto, durante todo o mês de outubro os restaurantes que aderem a este festival apresentam nas suas ementas, à sexta e sábado, propostas em torno da Marmelada Branca de Odivelas (MbO). Entre os pratos à prova estão o Lombo de bacalhau com queijo da Serra e MbO, Bochechas de porco preto com puré de batata-doce e MbO, Entrecosto grelhado com grelos salteados cobertos com MbO, Folhado MbO com banana, Mousse de MbO.

A Marmelada Branca (atualmente uma marca registada) é um doce conventual, produzido durante séculos, no Mosteiro de São Dinis pelas freiras Bernardas. Foi D. Carolina Augusta de Castro e Silva, a última freira do Convento, quem passou este testemunho, através de um caderno de receitas, à sociedade civil. Também o saber fazer foi transmitido; para que não se perdesse no tempo.

O Festival é organizado pela Câmara de Odivelas.

Comentários