O mar, o parque e o vinho

Os vinhos alentejanos da Herdade do Sobroso deram-se a conhecer no restaurante “Lazuli – estórias do Mar”, no Lagoas Park. Uma história a revisitar.

Será uma coincidência feliz ou fruto de um esforçado trabalho de organização? Estamos em crer que seria coisa fácil combinar bons vinhos, boa comida e um ambiente de férias, não fosse o facto de estarmos num parque empresarial onde tudo gira à volta do trabalho. Tudo? Não… O Lagoas Park resiste ao exclusivo de escritórios e computadores, proporcionando a quem lá trabalha (e visita) amplos espaços verdes, um lago, esplanadas, uma sucessão de eventos que incluem festivais de música e mercados de rua e ainda - um pormenor a não desprezar - estacionamento gratuito à hora de almoço.

Foi aqui que Isabel Schedel resolveu lançar a âncora do seu barco, ou antes, do Lazuli, um restaurante com tantas referências ao mar. É precisamente o subtítulo “Estórias do Mar” que nos começa por remeter para um imaginário litoral português. Em ambiente muito descontraído, a decoração em óbvios tons de azul, o recurso a peças semi-industriais, as frases escritas a giz espalhadas por mesas e paredes -  tudo isto contribui para que seja um dos restaurantes mais concorridos da zona.

Com os pratos servidos sobe-se mais um patamar. O peixe e marisco frescos são outra aproximação ao tema. A ementa agora lançada apresenta três novas sugestões: “As Ovas, O Lavagante e os Ovos”; “O Lavagante Grelhado, o Molho da Cabeça e o Arroz de Alho da nossa infância” (na foto) abaixo; e “Os Segredos da Barriga de Atum e o Robalo Grelhado”.

Lazuli

A acompanhar, os vinhos da Herdade do Sobroso, uma quinta que inclui um pequeno hotel de charme encostada ao Alqueva. É aqui que o enólogo Filipe Teixeira Pinto aposta, desde 2002, nas castas naturais do Alentejo, em particular da Vidigueira (do latim “Vitigeria”, terra dos vinhos), para produzir cinco tintos, três brancos e um rosé. Como exemplo, apresenta a quase desconhecida Perrum, uma casta branca carregada de acidez e mineralidade; mas também as sempre presentes Antão Vaz e Arinto. Nos tintos, Aragonez, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Syrah, Alfrocheiro e Trincadeira são as castas principais.

Os vinhos “Anas”, homenagem ao rio Guadiana, surgem nas variedades Branco, Tinto e Reserva. "Sobro" dá o nome a um branco, um tinto e um rosé. A designação "Herdade do Sobroso" é destinada aos Reserva e topos de gama.

60% dos vinhos da Herdade do Sobroso são exportados. Os restantes 40% podem ser encontrados nas boas garrafeiras e em alguns restaurantes como o Lazuli.

Lazuli

Lagoas Park (junto ao Lago Central), Porto Salvo, Oeiras
Horário: de segunda a sábado das 12h00 às 22h30
Telefone: 218 066 269

Ana César Costa

artigo do parceiro:

Comentários