Mostra do Queijo de Serpa em Lisboa

O El Corte Inglés em Lisboa recebe a partir de amanhã uma antevisão do que será a Feira do Queijo 2015 .

Os amantes de queijo poderão apreciar o melhor da região de Serpa numa feira exclusiva. Esta mostra estará disponivél até ao dia 1 de Fevereiro  e decorrerá na semi-cave do El Corte Inglés em Lisboa.

Esta iniciativa do El Corte Inglés e da Câmara Municipal de Serpa, em associação com os produtores da região, visa promover o queijo e a cultura regionais e oferecer aos clientes uma mostra do que será a 14ª Feira do Queijo do Alentejo, que decorrerá nos dias 27, 28 de Fevereiro e 1 de Março em Serpa.

Sobre o Queijo de Serpa

Tendo origem no concelho de Serpa, a área de produção do Queijo Serpa é hoje bastante mais alargada, podendo ser produzido em quase todo o Baixo Alentejo. Tem denominação de origem protegida desde 1996.

Atualmente o período de fabrico do queijo estende-se de finais de Outubro a princípios de Junho.

Em Serpa, a palavra rouparia designa o local destinado ao fabrico do queijo (o fabricante é o roupeiro ou roupeira) e tem a sua origem no número considerável de roupa que está associada à laboração: coadeiros, panos de lã áspera e grossa com os quais se filtra o leite; cintas, tiras brancas de pano-cru que servem para cingir o queijo; fraldas, onde se escorre dependurado o requeijão.

O Queijo Serpa (pasta semimole, humidade entre os 61 e 69%) é produzido a partir de leite de ovelha (cru), coagulado com as pétalas secas de cardo (Cynara cardunculus L.) planta espontânea que abunda nas terras de barro da região.

artigo do parceiro:

Comentários