Monsaraz - O vinho junta-se ao céu estrelado na Dark Sky Party Alqueva

Monsaraz recebe a 17 e 18 de julho a Dark Sky Party Alqueva, festa que decorre no novo Observatório Lago Alqueva. Uma iniciativa de observação astronómica a que se juntam provas de vinhos e degustação.

A festa arranca na noite de sexta-feira, às 21h30, com uma prova cega de vinhos e degustação, intitulada “Estrelas do Vinho”, da responsabilidade de João Passos, da Louro Wines, e integrada na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015.

Uma hora depois decorrem observações astronómicas orientadas pelos astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Guias do Observatório Lago Alqueva. No dia 18 de julho, pelas 17h00, as crianças e adultos podem participar no workshop “O Céu de Alqueva”, e às 18h00 no Jogo da glória, dinamizado por Francisco Pires, do programa internacional Dark Skies Rangers. À mesma hora decorre uma visita guiada à exposição “O Caminho das Estrelas”, pelo autor e astrofotógrafo oficial da Dark Sky Alqueva, Miguel Claro.

Pelas 20h30, Nelson Nunes, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, vai falar sobre o tema “Porque acelera o Universo?”, seguindo-se meia hora depois a comunicação do seu colega Hugo Messias, que vai explicar “Como funciona a cabeça de um astrónomo”. Às 21h00 o astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva, Miguel Claro, vai apresentar a exposição que tem patente até ao final de setembro nas ruas da vila medieval de Monsaraz, intitulada “O Destino das Estrelas”.

Uma hora depois decorre a prova cega de vinhos com degustação, denominada “Estrelas do Vinho”, por João Passos, da Louro Wines, em honra da Cidade Europeia do Vinho 2015. Segue-se o Concerto para as Estrelas, pelo Teatro do Frio, observação astronómica orientada pelos guias Dark Sky Alqueva e a possibilidade de contemplar imagens em direto do Cosmos pela câmara de Miguel Claro. Às 2h00 da manhã de 19 de julho, a Dark Sky Party Alqueva vai encerrar com uma largada de balões.

Reguengos de Monsaraz integra a Reserva Dark Sky Alqueva, o primeiro sítio no mundo a receber a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo. A Dark Sky Party Alqueva é organizada pela Dark Sky Alqueva e pelo Município de Reguengos de Monsaraz.

artigo do parceiro:

Comentários