O Mercantina tem dois estabelecimentos em Lisboa, localizados em Alvalade e no Chiado. Ambos oferecem, a partir de agora, mais opções de cozinha italiana, apostando na certificação e genuinidade dos produtos. A carta é assinada pelos Chefes Giorgio Damásio e Diogo Coimbra.

Entre as novidades está a mozzarella de búfala, fornecida pela Mozza & Co. do Chefe Augusto Gemelli. A Mercantina é o primeiro restaurante de Lisboa a proporcionar mozzarella artesanal, nas opções mozzarella di bufala D.O.P della Campana e Provola affumicata di latte di bufala D.O.P, com e sem rúcula e tomate, que pode ser consumido no local, em tábua de degustação, em crostini ou levada para casa, uma outra inovação da carta.

Também as pizzas são certificadas pela Associazione Verace Pizza Napoletana, surgindo nas novidades a pizza  Affumicata (com mozzarella artesanal, cogumelos e presunto de parma), Pescatora (com tomate, amêijoas, lula e cebola), Canollo (com tomate, ricotta, porcini e bacon) e Contadina (mozzarella, brócolos, salsicha e batata).

Recém-chegados à nova carta são os hambúrgueres artesanais feitos ingredientes 100% italianos. Quer na versão de salmão em focaccia de tinta de choco com alface romana, cebola roxa e maionese de wasabi, quer na versão picada de novilho em pão de focaccia de tomate seco com bacon e mozzarella, o pão é sempre produzido no laboratório Mercantina. Também disponível está uma versão de picada de novilho em chapata do nosso forno com legumes grelhados e scamorza fundida.

Nas pastas frescas, o destaque vai para a Garganelle de açafrão salteado com espargos e mexilhões e o Troffie al pesto de manjericão com batata e feijão-verde.

E para terminar a refeição, o capítulo das sobremesas introduz Panna Cotta com Nutella e Cheesecake de Lima.

A referir ainda a atenção dada aos mais novos. Os clientes até 8 anos têm acesso a uma carta exclusiva onde podem criar a sua “cara de pizza”, tirar uma fotografia e terminar a refeição com spaghetti gelado de morango.