Fruta e hortícolas biológicos e da época, ervas aromáticas, pão, queijo, bolos, azeite, entre outros, com qualidade e frescura garantidas, podem ser encontrados no Mercado Quinta das Conchas, que se realiza desde 2 de abril de 2016, todos os sábados, entre as 9h00 e as 14h00, no Parque Quinta das Conchas e dos Lilases. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Hortícolas e Fruta.

O Mercado Quinta das Conchas pretende trazer de volta a verdadeira e tão perdida relação entre o meio rural e urbano, pondo em contacto direto produtores e consumidores, sensibilizando os consumidores para a importância de melhorar a sua dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade.

Os 10 a 12 produtores que participam neste mercado têm a sua produção estabelecida a menos de 70 km de Lisboa, entre Torres Vedras, Santa Cruz, Sintra e Mafra. Trata de um mercado de proximidade, que desempenha um importante papel no escoamento da produção local, biológica ou tradicional, sem a intervenção de intermediários.

Os mercados de produtores são um incentivo à preservação dos produtos portugueses e locais, às práticas agrícolas menos intensivas, ambientalmente sustentáveis e contribuem para uma menor pegada de carbono através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte.

O Jardim da Quinta das Conchas e dos Lilases tem uma área de 26 hectares. O espaço possui café/auditório, restaurante, parque infantil, parque de merendas, lago com pontão, bem como um circuito interno que permite a prática de actividades desportivas, como por exemplo, caminhada, corrida e/ou ciclismo.