Marvão - Quinze dias a provar os melhores pitéus com o azeite da região

Mais de uma dezena de restaurantes do concelho alentejano de Marvão participam, a partir de sábado, 7 de fevereiro, numa quinzena gastronómica dedicada aos comeres de azeite. Nas ementas vai predominar a açorda à alentejana com alho, coentros e azeite, a galinha do campo tostada em azeite e o lombo de bacalhau em azeite e alho.

Esta é a décima edição das "Comidas d´Azeite", evento que decorre na vila do Alto Alentejo até 22 deste mês. A autarquia, promotora da iniciativa, pretende homenagear os produtores de azeite do concelho, mostrar o impacto deste produto na gastronomia local e captar turistas portugueses e espanhóis.

Durante a quinzena gastronómica as ementas de 13 restaurantes aderentes vão apresentar pratos tradicionais confecionados com azeite.

Nas cartas predomina a açorda à alentejana com alho, coentros e azeite, lombo de bacalhau em azeite e alho, espargos selvagens e miolo de camarão, bacalhau com todos, regado com azeite do lagar, galinha do campo tostada em azeite, migas de pão ou batata com carne de montado frita em azeite ou tiborna com azeite e laranja.

No domingo, o município de Marvão promove também um mercado de produtos locais, com início às 11h00, seguindo-se um almoço convívio na localidade de Porto da Espada, com animação pelo grupo de música popular "Chumbo Torto".

http://www.cm-marvao.pt/pt/component/content/article/90-destaque/375-uma-quinzena-de-comidas-d-azeite-para-saborear-em-marvao

artigo do parceiro:

Comentários