Mafra: Festival do Marisco repleto de pratos com sabor a mar

Percebes, lapas, mexilhões, polvos, são alguns dos sabores à prova no 10º Festival do Marisco de Ribamar, no concelho de Mafra. A iniciativa, entre 23 de outubro e 1 de novembro inclui mostras gastronómicas, showcookings com chefes conceituados, degustações e pratos exclusivos em sete restaurantes.

Valorizando produtos locais como os percebes, as lapas, os mexilhões ou os polvos, o 10ª Festival do Marisco de Ribamar (freguesia de Santo Isidoro, na costa marítima do Concelho de Mafra) inclui mostras gastronómicas, showcookings com chefes conceituados, degustações e pratos exclusivos em restaurantes locais.

O marisco poderá ser provado nas mesas dos restaurantes Viveiros do Atlântico, Estrela-do-Mar, Terra Mar, Ribamariscos, O Rochedo, A Marisqueira de Ribamar, e A Brasa na Gruta que apresentarão uma ementa dedicada ao marisco, com três ou quatro pratos feitos especialmente para o festival.

Complementarmente à oferta nos restaurantes, nos fins-de-semana de 23 a 25 de outubro e de 30 a 1 de novembro, o público poderá, ainda, degustar petiscos com marisco numa tasquinha instalada no pavilhão da Associação de Moradores de Ribamar: da cebolada de lapas à frigideira de mexilhão, passando pelas gambas à Associação e por um peculiar pica-pau de polvo.

Ainda durante o festival, nos sábados de 24 e 31 de outubro, entre as 18h00 e as 20h00, vão decorrer showcookings abertos à população com a presença de chefes conceituados que mostrarão como é possível criar pratos únicos com estes produtos de excelência.

A abertura oficial do evento acontece a 22 de outubro, no Forte de São Lourenço, em que cada restaurante aderente apresenta um dos pratos que farão parte da ementa preparada para o festival.

artigo do parceiro:

Comentários