Madeira - Três dias a provar os melhores néctares nacionais na Essência do Vinho

Dezenas de produtores, centenas de vinhos à prova e venda, sessões de cozinha ao vivo e jantares de degustação, vão fazer esta 3ª edição da Essência do Vinho - Madeira. A iniciativa decorre entre 28 a 30 de novembro, no Centro de Congressos do Casino da Madeira, Funchal.

A Essência do Vinho - Madeira inaugura já esta sexta-feira, 28 de novembro, pelas 15h00. Ao longo do fim-de-semana o Centro de Congressos acolhe cerca de uma centena de marcas, perfazendo um total aproximado de um milhar de vinhos em degustação.

Às casas de Vinho da Madeira e aos mais recentes produtores de vinho DOP Madeirenses, juntam-se protagonistas de várias outras regiões de Portugal Continental, havendo ainda lugar à presença de alguns rótulos estrangeiros.

Entre os outros argumentos para uma visita ao evento, destaque par a presença de Rui Falcão, crítico de vinhos da revista WINE - A Essência do Vinho, que orientará três provas comentadas: “Grande Seleção Essência do Vinho – Madeira” (dia 28, pelas 18h00); “Vinho da Madeira – Colheitas”, prova que reunirá anos e castas de exceção de uma das mais aclamadas tipologias do famoso Vinho da Madeira (dia 29, pelas 16h00); e “Uma viagem pelas nossas castas”, prova que pretende sublinhar a nobreza do património de castas autóctones portuguesas (dia 30, pelas 16h00).

De referir ainda que a produtora e enóloga Susana Esteban, atualmente sediada no Alentejo, conduzirá também uma prova comentada, sábado, dia 29, pelas 18h00, pormenorizando os vinhos “Aventura”, “Procura” e “Crochet”.

A Essência do Vinho - Madeira acolhe sessões de show cooking. Sexta-feira, dia 28, pelas 19h30, SCAT prepara sushi, uma das gastronomias que melhor se adapta ao Vinho da Madeira. Sábado, 29, pelas 18h00, Yves Gautier, chefe de cozinha do Hotel Quinta Jardim da Serra, sobe ao palco, o mesmo que Octávio Freitas, chefe de cozinha dos hotéis Four Views, conhecerá domingo, dia 30, pelas 18h00.

Octávio Freitas será também o cicerone de dois jantares de degustação que decorrerão em paralelo com o evento. Sempre às 20h00, no Four Views Baía, Funchal, Octávio Freitas convida os chefes Miguel Teixeira, Nuno Maio e Pedro Mendes para “Tertúlia do Gosto… um hino aos produtos regionais”, sexta-feira, 28. No dia seguinte, à mesma hora e no mesmo local, Octávio Freitas desafia o chefe Miguel Castro Silva para confecionar o jantar “O Porto na Madeira”, em que os vinhos Porto Cruz estarão em destaque. A participação nos jantares de degustação tem um custo de 45,00 euros (bebidas incluídas) e está sujeita a reserva antecipada, através do telefone (+351) 291 700 200.

O Essência do Vinho - Madeira estará de portas abertas dias 28 e 29, das 15h00 às 22h00, e dia 30, das 14h00 às 20h00. A entrada de um dia tem um valor de 12,00 euros/pessoa; a entrada de três dias, 25,00 euros/pessoa.

Cada entrada dá direito a 1 copo de provas e 1 saco. A participação nas provas comentadas tem um valor de 10,00 euros, sendo gratuita nos show cooking.

A Essência do Vinho - Madeira é uma organização do Diário de Notícias da Madeira e da EV-Essência do Vinho.

artigo do parceiro:

Comentários