Não há como negar, poucos alimentos terão o poder sedutor e cativante do chocolate. Há mesmo quem lhe acrescente o fator viciante, componente que a própria ciência trata de corroborar. Perguntemos à generalidade das pessoas qual o ingrediente preferido num bolo e a resposta será, “o chocolate”.

A pensar em todos estes inveterados apreciadores de chocolate, a especialista em doces, Victoria Glass oferece aos escaparates o seu mais recente livro, um álbum com cem receitas, recheado com aqueles acepipes que nos fazem correr para a mesa das sobremesas.

Em “Delícias de Chocolate”, uma edição Jacarandá, espraiamos os olhos em 160 páginas gulosas: húngaros de chocolate, macarons de chocolate, quadrados de caramelo e chocolate, muffins de chocolate duplo, torta de chocolate e maracujá, coroa de vinho doce e chocolate, bolo black velvet, uma amostra do muito que há para explorar neste título.

Diz-nos a autora no prefácio à obra: “Indulgente e sedutor o chocolate consegue animar o mais negro dos dias e até tem o benefício adicional de fazer bem à saúde, das mais variadas formas”.

“No chocolate, encontramos níveis generosos de magnésio, potássio, cobre, ferro, fósforo e cálcio, e as pesquisas demonstram que os derivados do cacau podem ajudar a baixar a pressão arterial e a alivar o stresse”.

Depois de lhe tecer as qualidades, Victoria Glass adverte para uma atitude consciente no consumo do chocolate, evitando os excessos. “a adição de manteiga, das natas e do açúcar anula muitas das propriedades naturais e tão benéficas”.

A autora na breve nota introdutória acompanha o leitor ao passado e às origens do chocolate, na américa central, no longínquo ano 1900 a.C., a posterior utilização do mesmo pelo povo Maia e o impacto do cacau na Europa do século XVI. É no século XIX que o chocolate, tal como o conhecemos hoje, começa a ser produzido pelas mãos de um holandês. Ingleses e suíços acabam por refiná-lo.

Um livro com fotografia de Dan Janes, fotógrafa de gastronomia e lifestyle.

Victoria Glass é cozinheira profissional e food writer, é autora de vários títulos, entre eles, “Boutique Wedding Cakes”, “Deliciously Vintage”. A sua empresa de bolos festivos, Victoria’s Cake Boutique, foi lançada em 2008 e cria bonitos bolos feitos ao desejo dos clientes.

Glass, que vive em Londres, gere o blogue Alphabet Soup, onde documenta a sua viagem pela culinária cozinhando o alfabeto, letra a letra, ao longo do ano.

O livro chega aos escaparates com o preço de 17,50 euros.