A 87ª edição da Feira do Livro de Lisboa recebeu este ano e pela primeira vez a Portugal Cookbook Fair, evento em torno da temática livro de cozinha e que reuniu editores, livreiros, autores e leitores. Neste âmbito, uma das iniciativas agendadas, foi a entrega, a 1 de junho, dos prémios aos melhores livros publicados na área da gastronomia no ano de 2016.

Ao júri, presidido pela gastrónoma Maria de Lourdes Modesto, coube selecionar os títulos vencedores, nas oito categorias, entre as mais de duas centenas de obras sobre cozinha lançadas anualmente

A Doçaria Portuguesa, Norte

em Portugal.

Desta forma, na categoria “Livro do ano”, saiu vencedor “Cinco Séculos à Mesa”, escrito por Guida Cândido (edição D. Quixote). “A Doçaria Portuguesa, Norte”, de Cristina Castro (edição FICTA), foi eleito na categoria “Capa do Ano”. O prémio “Design” coube ao livro “The Best I(n) Can”, de Akis Konstantinidis, uma edição Casa das Letras.

No que respeita à categoria “Fotografia”, sagrou-se vencedor o título “Hoje”, obra do chefe Diogo Rocha, com fotografia de Mário Ambrósio (a edição é de Diogo Rocha).

The Best I(n) Can

Prémios onde os leitores também tiveram uma palavra a dizer. A “Escolha do Público” recaiu no título “Bimby à portuguesa com certeza” (Bertrand Editora).

Ainda nas categorias “Top Vendas Nacional”, venceu o livro “Dieta Única”, de Mariana Chaves (uma edição Guerra e Paz). O prémio “Adaptação Internacional” recaiu sobre o título “Comer bem viver saudável”, obra de Darya Pino Rose (Goody). Finalmente, na categoria “Editor do Ano em Gastronomia”, foi eleita a Casa das Letras.

O júri foi composto por Teresa Vivas (consultora Sénior na AHRESP), Alexandra Prado Coelho (jornalista), Carlos Coelho (gestor de marcas), Pedro Sommer (chefe de cozinha).