Lisboa tem um novo italiano com uma obsessão, o número oito

A capital ganhou um novo italiano. Chama-se Otto - Pizza Al Mercato e assume-se como um restaurante de cozinha de autor, atenção ao produto e uma obsessão pelo número oito. Tudo na carta chega em oito sugestões. Há uma razão que se prende com o infinito. Perceba aqui porquê.
créditos: Filipe Vera-Cruz

Fruto da paixão por Itália de Bernardo Daupiás Alves, administrador do Grupo Doca de Santo, o Otto assume-se como um restaurante de cozinha requintada, com pratos de autor e uma atenção especial aos detalhes. Situado na Praça Dom Luís I, frente ao Mercado da Ribeira, este novo espaço de cozinha transalpina acomoda 78 comensais no interior (junta uma esplanada com 24 lugares).

No que respeita à mesa, toda a carta gira em volta do número oito, que “deitado” é o símbolo do infinito. Assim, vamos encontrar oito antipasti/Insalati/verdure, oito Pizze Classiche, oito Pizze Speciali, oito primi (pratos de carne e peixe), oito Dolci e Ice Creams, oito espumantes, o mesmo número de vinhos brancos, de vinhos rosés, vinhos tintos e cocktails.

Lisboa tem um novo italiano com uma obsessão, o número oito
créditos: Filipe Vera-Cruz

As oito Pizze Speciali são uma criação partilhada com Pino Arletto, um dos mais conceituados pizzaiolos da Europa, responsável pela formação dos pizzaiolos do Otto. A cozinha é liderada pela chefe Melanie Kidds Immig, que estava anteriormente no Pestana CR7 Lisboa.

Destaque para os cocktails, estrelas deste novo espaço. Com um twist tipicamente italiano, foram criados em parceria com a Liquid Consulting, de Kiko Pericoli que gere casas como o Double9, na capital. Neste caso, cocktails pensados exclusivamente para o Otto, de forma a harmonizarem tanto com os pratos principais como com as pizas.

Lisboa tem um novo italiano com uma obsessão, o número oito
créditos: Filipe Vera-Cruz

“Este é um espaço com uma localização fantástica e uma aura especial. A minha ligação a Itália, onde vou frequentemente, já tem muitos anos e contribuiu para a paixão que desenvolvi pela gastronomia local. Uma paixão que me levou a estudá-la e a tentar perceber o que a torna tão única. O Otto é resultado de muitos anos de pesquisa, um restaurante onde imperam os melhores ingredientes e sabores tipicamente italianos. No fundo, pegámos no que é tradicional e adaptámos à nossa maneira, porque faz parte no nosso ADN criar e inovar”, explica Bernardo Daupiás Alves, administrador do Grupo Doca de Santo, detentor deste Otto.

Lisboa tem um novo italiano com uma obsessão, o número oito
créditos: Filipe Vera-Cruz

Outra das preocupações do Otto é a utilização de ingredientes naturais e genuínos, deixando de lado produtos "industriais" ou com tratamento à base de químicos, açúcares e estabilizadores. Uma preocupação que se estende ao meio ambiente e à saúde, daí terem sido usados materiais específicos (madeiras, loiça em grés), tanto no espaço como na palamenta.

Otto - Pizza Al Mercato

Praça Dom Luís I, 34, Loja 9, Lisboa

Horário: Domingo a quinta-feira, das 12h30 às 00h00; sexta, sábado e vésperas de feriado, das 12h30 às 01h00.

Contatos: 21 049 9710

artigo do parceiro:

Comentários