Não é todos os dias que temos a oportunidade de nos sentarmos à mesa para ver desfilar um elenco de pratos confecionados por quatro dos melhores chefes nacionais. Justa Nobre, Vítor Sobral, Luís Barradas e Kiko, reúnem as suas equipas para protagonizar a segunda edição d` O Jantar do Ano, nos claustros do Convento do Beato. Momento para apresentar um quarteto de criações irreverentes. Pratos já provados e aprovados pelos embaixadores deste Jantar, os jornalistas Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho.

Na noite de 12 de novembro, todos aqueles que se quiserem juntar ao evento, vão encontrar uma mesa com sabores entre a terra e o mar, com produtos portugueses, mas também um piscar de olho a outras geografias gastronómicas.

Viajante incansável, o chefe Kiko vai confecionar (como apoio da Leroy), um Ceviche de Salmão da Noruega. Pitéu para se comer à colher, com as bolinhas de tapioca mergulhadas no caldo resultante do ceviche, casando com pedacinhos de salmão e iogurte fumado.

Por seu turno, o chefe Luís Barradas (com o apoio da Milaneza) aposta para O Jantar do Ano num prato com retoques orientais. Na Massa Rãmen de atum dos Açores, não falta outro ingrediente marinho, as algas do Sado e a Muxama do Algarve, esta última, um corte nobre da carne do atum, seca ao sal e depois ao ar.

Ainda no mar, Vítor Sobral pesca para a mesa o “Fiel Amigo” e apresenta - com o apoio da Terra do Bacalhau – um Lombo de Bacalhau da Noruega, de posta bem alta e a lascar, creme de mandioca, coco, dendém e tomate assado.

Justa Nobre (com o apoio Labeyrie) vai encerrar os principais e aconchega o apetite com uma Coxa de pato com especiarias, redução de cerveja Bohemia, quinoa e vegetais.

Quanto à sobremesa, esta fica por conta da Casa da Pimenteira, com um Bloco de chocolate com framboesas e folhas de hortelã.

Lisboa: Jantar do Ano vai juntar quatro grandes chefes com um objetivo solidário

De salientar que todos os pratos serão acompanhados por vinhos da Adega Mayor (Alentejo), empresa que apoia este Jantar do Ano desde a sua primeira edição. Nas mesas vão desfilar os vinhos Caiado Branco, Caiado Rosé, Monte Mayor Branco, Monte Mayor Reserva Tinto.

No plano institucional, para além do apoio da Adega Mayor, este é um evento que congrega diversas marcas, nomeadamente a Oliveira da Serra, Jaguar, PT Empresas e Sagres Bohemia.

Uma iniciativa que assenta na solidariedade, com as verbas arrecadadas a reverterem para o fundo solidário da Let´s Help uma investidora social que investe o dinheiro angariado na construção e/ou reestruturação de negócios sociais. Sublinhe-se que com as verbas recolhidas na 1ª edição do Jantar foi prestado apoio, entre outras, à RECLUSA, uma das primeiras empresas sociais em Portugal a dar prioridade à contratação de pessoas com cadastro.

Um Jantar aberto a todos quantos queiram participar, adquirindo o seu bilhete na Ticketline e locais habituais. A refeição orça entre os 35,00 euros e os 45,00 euros.

Para saber mais sobre O Jantar do Ano clique aqui.