Michael "Jim" Delligatti reivindicou uma das invenções mais importantes na cozinha americana desde o pão fatiado - uma sanduíche composta por duas porções de carne, alface, queijo, pickles e cebola, coberto por um molho especial.

Como proprietário de um restaurante do McDonald's na parte oeste da Pensilvânia há quase meio século, Delligatti convenceu a empresa a aventurar-se para além de um menu com um simples hambúrguer, batata frita e refrigerante, de acordo com um perfil do Big Mac publicado nos jornal Los Angeles Times, em 1993.

Obteve a autorização de experimentar o novo hambúrguer em 1967 e as vendas aumentaram 12%, segundo o Times. Poucos anos depois, o McDonald's anunciava o Big Mac em todo o país.

Delligatti contou que a ideia surgiu a partir de um hambúrguer de um restaurante rival, em meados da década de 1960. "Não foi como descobrir a lâmpada elétrica", disse. "A eletricidade já estava lá. Tudo o que fiz foi enroscar no bocal", completou.

Após a invenção do Big Mac, a empresa expandiu ainda mais o seu menu, criando uma série de novos itens, como o Egg McMuffin e o McFish. No entanto, o Big Mac tornou-se um ícone cultural.

Em comunicado, a empresa McDonald's afirmou que Delligatti foi um "franqueado lendário" que criou uma "marca duradoura". "Sempre iremos lembrar-nos de Jim como um franqueado perspicaz, um homem de negócios", afirmou.

O McDonald's também indicou que vende centenas de milhões de enormes hambúrgueres no mundo, apesar de as vendas terem diminuído um pouco nos últimos anos devido a um menor interesse dos jovens em lanches fast-food de grandes tamanhos.

De acordo com a família, Michael Delligatti foi proprietário de 48 restaurantes do McDonald's. Deixa a mulher, Ellie, dois filhos, além de muitos netos e bisnetos.