Hortas Sociais Municipais mostram resultados positivos

A apanha das batatas nas hortas sociais rendeu mais de 2 mil quilos, divulgou a Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso. O projeto teve início em 2010.

Localizadas no parque do Carvalho de Calvos, as hortas sociais municipais têm permitido uma valorização de diferentes recursos: a terra (propriedade do Município), os equipamentos, a mão-de-obra e a responsabilização social e comunitária dos beneficiários. Para além disso, têm trazido diversos benefícios ao nível ambiental, social e económico para o próprio município e para os beneficiários integrados neste projeto.

Este ano, foram 13 os beneficiários a participar na iniciativa da apanha da batata nos passados dias 3 e 4 de agosto, que rendeu 2.280 quilos.

Para a produção dos produtos hortícolas em Calvos são utilizadas técnicas de agricultura biológica, sendo as hortas certificadas há 9 anos. Ao nível de produção produziu-se entre 2010 e dezembro de 2014, cerca de 17 toneladas de produtos biológicos, repartidos por 18 culturas diferentes por ano, que são entregues a agregados familiares carenciados do concelho.

artigo do parceiro:

Comentários