Gastronomia - Quem quer provar catacuzes e carrasquinhas?

Pratos à base de ervas típicas usadas na cozinha alentejana vão fazer a mesa em Alvito, entre 14 e 17 de fevereiro. Catacuzes, espargos e carrasquinhas enriquecem as ementas dos restaurantes locais no ciclo gastronómico "As Ervas da Baronia".
créditos: Olhapim

Açorda de catacuzes com queijo de cabra ou pataniscas de bacalhau, cozido de grão ou feijoada de carne de porco com carrasquinhas, abanicos de porco preto ou carne de alguidar com migas de espargos são alguns dos pratos que poderão degustar nos restaurantes aderentes, quatro na freguesia de Alvito e três na de Vila Nova de Baronia.

O evento inclui o segundo workshop "Ervas de Comer", que decorre a 14 de fevereiro a partir das 11h00, no Mercado Municipal de Alvito, onde especialistas da escola profissional da vila irão confecionar pratos à base de catacuzes, espargos e carrasquinhas.

O ciclo "As Ervas da Baronia" inclui três eventos gastronómicos ao longo do ano, o primeiro em fevereiro, dedicado a catacuzes, espargos e carrasquinhas, o segundo em junho, dedicada às beldroegas, e o terceiro em outubro, dedicado a poejos, coentros e hortelãs.

De acordo com a entidade organizadora dos eventos, a câmara de Alvito, este festival visa promover a gastronomia alentejana à base de ervas típicas da região e dinamizar o setor da restauração e a economia do concelho.

Imagem retirada do blogue olhapim

artigo do parceiro:

Comentários