Gastronomia - Dezenas de diferentes francesinhas para provar em festival portuense

O internacionalmente reconhecido símbolo da cozinha tripeira é, a partir de 3 de setembro, estrela de um festival com a participação de cinco cervejarias do Porto. Os Encontros de Gastronomia - Francesinha na Baixa contam com duas dezenas de confeções diferentes, ao longo de 11 dias consecutivos. Para harmonizar, uma mão cheia de cervejas artesanais.

Mas, mais do que por números, o apetite desperta-se através das ementas: francesinha com bacon em pão de cruz, francesinha de carne assada, francesinha especial com bife, ovo e batata frita, constam entre as opções mais tradicionais; francesinha de carnes brancas, francesinha vegetariana e a estreia da francesinha do mar (com atum, salmão fumado, gambas e delícias do mar) são propostas que certamente despertarão a curiosidade dos mais experimentalistas.

A criatividade, integridade dos produtos e o segredo da confeção do molho são autoria do BB Gourmet, Café Santiago, Capa Negra, Cufra e Porto Beer. Para harmonizar, a bebida de eleição que acompanha a francesinha: cerveja. Francesinha na Baixa é um dos Encontros de Gastronomia exclusivo Super Bock, da Original à coleção de cervejas artesanais Super Bock Selecção 1927: Imperial Stout, Cascade Blond Lager, Munich Dunkel, Bavaria Weiss e Japanese Rice Lager.

O festival, que finaliza a temporada 2015 dos Encontros de Gastronomia Super Bock, desafia ainda mediáticos chefes de cozinha a reinterpretarem a francesinha: Hélio Loureiro (Seleção Portuguesa de Futebol, dia 11 de setembro, 21h30), Marlene Vieira (Avenue, Lisboa, dia 5 de setembro, 21h30), João Pupo Lameiras (Bacalhau, Porto, 4 de setembro, 21h30) e Sandra Pinto (finalista “Chef´s Academy”, 12 de setembro, 21h30).

Encontros de Gastronomia Super Bock - Francesinha na Baixa inaugura dia 3, pelas 19h00. Nos restantes dias funcionará em permanência do meio-dia à meia-noite. A entrada tem um custo de 3,00 euros/pessoa, com oferta de uma cerveja. De segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00, a entrada será gratuita. As crianças até aos 12 anos também têm entrada grátis e o evento tem igualmente disponíveis menus infantis. O evento decorre até dia 13 de setembro.

artigo do parceiro:

Comentários