O objetivo do concurso é proporcionar ao consumidor diferentes hipóteses de saborear um vinho do Porto. Para o efeito, a partir do dia 17 de outubro, o júri vai percorrer 3 mil quilómetros e saborear 300 pratos à procura das combinações ideais.

O concurso, que conta com mais de uma década de história, é organizado a cada dois anos pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entidade responsável pela certificação da denominação de origem “Vinho do Porto", em parceria com a revista INTER Magazine.

O júri é constituído pelos chefes Helmut Ziebell, Hélio Loureiro, Miguel Castro e Silva, Nuno Diniz, Paulo Morais, Orlando Esteves e José Cordeiro e os especialistas de vinhos Mário Louro, Carla Rosa, Maria João de Almeida, Fernando Melo, Vicente Themudo de Castro e Manuel Gonçalves da Silva.

Na ementa do concurso, a entrada e o prato principal devem ser acompanhados por vinho do Douro ou Porto, enquanto que a sobremesa deve ser degustada com vinho do Porto.

No final, será produzido um guia dos restaurantes participantes, que compreenderá uma página por cada restaurante, contendo todas as informações que possam ser úteis aos visitantes.

A cerimónia de entrega de prémios está prevista para 26 de novembro, no Convento do Beato, e fará parte do programa oficial do “Porto & Douro Wine Show”.