Gaia: Nasce o novo Mercado Beira-Rio e traz dezenas de bons motivos para petiscar

Após um processo de reabilitação, o histórico Mercado Municipal da Beira-Rio, na marginal de Vila Nova de Gaia, volta a abrir portas, a 13 de setembro, com um conceito que alia a gastronomia moderna à tradicional venda de frescos.

O Mercado Beira-Rio, em Gaia, nasce com o objetivo de manter viva a tradição dos mercados portugueses. Para isso vai contar com perto de cinco dezenas de espaços comerciais, entre eles 36 lojas e 11 bancas de frescos. Aos antigos inquilinos, nos frescos, juntam-se a partir de 13 de setembro novos espaços com uma oferta variada no que toca a cozinha e produtos, o que inclui petiscos portugueses, sushi, leitão, hambúrgueres, bacalhau, comida vegetariana, queijos e enchidos certificados, vinhos ou doces.

Em destaque estarão os sabores da cozinha portuguesa, como o leitão d’O Forno do Leitão do Zé, o bacalhau do chefe Manuel de Almeida (Bacalhau do Porto) ou as tábuas de queijos e enchidos nacionais da Queijaria Portuguesa. Juntam-se ainda nomes já conhecidos dos portuenses, como os petiscos com costela alentejana do Barriga Negra, as sandes de presunto da Taxca, os hambúrgueres da Alta Burguesia e os pratos vegetarianos do daTerra. Há também espaço para os sabores internacionais, desde as famosas piadinas italianas da Piadina Mia, o sushi e ceviche do Sushi no Mercado e os croquetes da Kroquet, inspirada nas croquetarias holandesas.

Nos doces convida-se a saborear a tradição dos chocolates e gelados artesanais da Arcádia, a criatividade da Miss Pavlova e os brigadeiros do Brigadão.

Mercado Beira-Rio
créditos: Point and Shoot

Para acompanhar as iguarias do mercado, haverá uma loja de vinhos e um bar com marcas do universo Sogrape e o espaço Super Bock Beer Experience, que estreia este conceito no norte do país. A ideia é que cada pessoa possa tirar a sua própria cerveja, entre as várias produzidas pela marca portuguesa: gama Seleção 1927, Super Bock Stout e Super Bock Original.

O espaço conta com 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada exterior e vai funcionar com horários alargados durante todo o ano.

O novo mercado vai, ainda, contar com eventos de música ao vivo, exposições, recitais de poesia e iniciativas sazonais.

O projeto vai gerar perto de cem novos postos de trabalho e um volume de negócios de cerca de 3,5 milhões de euros. Isto de acordo com a Fachada Oceânica, empresa que gere este novo espaço, uma concessão do município de Vila Nova de Gaia, por um período de 30 anos.

Mercado Beira-Rio

Av. Ramos Pinto / Largo Sampaio Bruno, Vila Nova de Gaia

artigo do parceiro:

Comentários