Forno d'Oro tem pizza certificada napolitana

Há apenas três restaurantes em Portugal que se podem orgulhar de ser reconhecidos pela Associação Vera Pizza Napoletana. Dois deles pertencem a Tanka Sapkota, um nepalês apaixonado pela gastronomia italiana e estabelecido em Lisboa há 19 anos.

Uma pizza genuína e de alta qualidade, certificada nos seus ingredientes e nas suas várias etapas de confeção – é assim a especialidade servida no Forno D’Oro (Rua Artilhara 1, 16), tal como no restaurante Come Prima (Rua do Olival, 258), cujas pizzas já tinham sido certificadas em junho de 2014. Ambas pertencem a Tanka Sapkota - já agora, o terceiro estabelecimento reconhecido é o Mercantina, em Alvalade.

No Forno D’Oro, o presidente da Associação, Antonio Pace entregou a Tanka Sapkota, no passado dia 24 de setembro, o atestado de Pizza Certificada Napoletana, a mais alta distinção atribuída no universo das pizza, considerada mesmo “a estrela Michelin das pizzas”.

Conceituados pizzaiolos de Nápoles, como Enzo Coccia e Franco Pepe, foram os mestres do chefe de cozinha nepalês, também conhecido por Giovanni. Tanka Sapkota fez questão de trazer de Itália a levedura mãe que produz o fermento biológico e natural com que confeciona as suas pizzas. Vale a pena uma visita ao restaurante, para ver o forno (que é mesmo dourado, como diz o nome) e conhecer melhor a ementa. A lista é extensa e, além da predominância de produtos tipicamente italianos, há também alguns ingredientes bem portugueses a temperar algumas das pizzas.

artigo do parceiro:

Comentários