Fafe - Festival gastronómico propõe vitela assada tal como se preparava há dois séculos

Uma vitela cozinhada de acordo com o receituário do século XIX vai ser a grande estrela do festival gastronómico que vai animar a localidade minhota de Fafe entre 10 e 12 de outubro.

Este “1º Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe” vai contar com a participação de oito restaurantes do concelho (instalados na Praça das Comunidades) que se comprometem a servir a especialidade de acordo com a receita original, datando do século XIX. Ou seja, na confeção é utilizada uma peça de carne proveniente de um animal com idade inferior a nove meses, conferindo uma textura mais macia à carne.

Os animais, de raça barrosã ou minhota, são alimentados com leite e cereais produzidos na Serra de Fafe, garantindo um melhor sabor.

O prato centenário é temperado com vinho verde branco, louro, pimenta e alho. O preparo vai, depois, num recipiente em barro ao forno de lenha.

Esta primeira mostra gastronómica em Fafe serve, ainda, para apresentar outras especialidades da cozinha local: pataniscas, bolinhos de bacalhau, alheiras ou as moelas. A acompanhar, o vinho verde. À sobremesa, a doçaria tradicional do concelho, nomeadamente o pão-de-ló e doces de gema.

O espaço terá ainda uma pequena mostra com produtos da terra, para os visitantes poderem observar ou adquirir vinhos, compotas, enchidos, doces tradicionais e artesanato do concelho.

A mostra contará com animação musical, sobressaindo os cavaquinhos, artesanato e grupos de bombos, para além dos jogos tradicionais, entre os quais o jogo do pau, típico de Fafe.

Comentários