Numa mesa tradicional de Évora não pode faltar o Azeite de galega, a Carne do montado ou o Pão de Guadalupe pelo que nesta nova carta o comensal encontra produtos simples e pratos tradicionais. Pormenorizando, e a começar pelos petiscos, destaque para o Creme de grão com bacalhau confitado em tosta, Saladinha de lebre com lombardo desidratado, Escabeche de polvo, Saladinha de ovo de codorniz e enchidos com farinheira no espeto ou até Camarão salteado com compota de tomate.

[Clique na imagem e conheça melhor a cozinha do chefe Hugo Silva]

Alentejo: É amor correspondido a nova carta do Restaurante Divinus, em Évora

A nova carta reúne tradição e extravagância nas sopas e entradas – Creme de tomate, Sopa de peixe do Atlântico com camarão, Robalo marinado, maçã, aipo e gengibre, Foie gras em diferentes texturas com figo, puré de amendoim e cacau, Vieiras salteadas em harmonia de maçã, beterraba e espinafres.

Évora: Na antiga adega dos monges já provamos a nova carta de inverno

Uma carta que também contempla uma oferta vegetariana. Quinoa e legumes biológicos, Tortellinis de espinafres com cogumelos e parmesão, Quiche mediterrânica com salada de coentro, Risoto de cogumelos do bosque e abóbora.

Os amantes de peixe perdem-se entre Bacalhau com broa, abóbora, alho e amêndoa, Tamboril braseado num arroz malandrinho de camarão, ligueirão e amêijoa e ainda Robalo assado com risoto de camarão, lima e gengibre.

Évora: Na antiga adega dos monges já provamos a nova carta de inverno

A ementa reúne opções como Porco do montado com creme de coentros e migas de couve-flor, Peito de pato assado, creme de cenoura e laranja, legumes e batata violeta, Carré de borrego com estufado de favas e morilles, Veado assado com marmelo, uva, pera e castanha ou até Novilho maturado creme de espinafres e batata-doce e alecrim.

Finalmente, mas não menos importante, as sobremesas com o Arroz doce, laranja e azeite, Tarte de marmelo, Sericaia com ameixa ou Pedra de queijos Alentejanos. Isto para destacar algumas das sugestões.

À frente do restaurante Divinus, no Convento do Espinheiro, o chefe Hugo Silva, representa cozinha de um lugar que, desde o século XV, serviu de referência à fé das populações e da monarquia portuguesa, particularmente de D. João II, D. Manuel I, D. Afonso V e D. Sebastião. Uma responsabilidade para com a nossa herança cultural que Hugo Silva assume, agora, por inteiro. O chefe mudou-se de “armas e bagagens” para a planície alentejana, depois de quase nove anos de olhos postos num outro horizonte, o Atlântico frente ao restaurante do Farol Hotel, em Cascais. Antes, duas passagens pelas cozinhas de restaurantes três estrelas Michelin. Em Barcelona, Hugo Silva trabalho com o chefe Santi Santamaria, no restaurante Can Fabes Relais &Chateaux. Em Estrasburgo, França, com o chefe Antoine Westerman, restaurant Buerehiesel Relais & Châteaux.

Restaurante Divinus

Convento do Espinheiro, A Luxury Colletion Hotel & Spa – Canaviais, Évora

Tel. 266 788 200; Email: reservas@conventodoespinheiro.com

Évora: Na antiga adega dos monges já provamos a nova carta de inverno,