Numa primeira fase, só vão estar à venda no mercado suíço mas, se a moda pegar, em poucos anos tenderão tendência a generalizar-se. A cadeia de supermercados suíça Coop prepara-se para começar a comercializar, na primavera de 2017, hambúrgueres e almôndegas à base de insetos. Até aqui, o seu consumo era proibido no país, mas o regulador nacional local, anunciou hoje a intenção de reverter a interdição.

De acordo com o site do jornal Le Matin, o Office Fédéral de la Sécurité Alimentaire et des Affaires Vétérinaires vai permitir o consumo de «alguns insetos». Uma oportunidade que a Coop, em parceria com a start-up Essento, vai aproveitar para introduzir no mercado estes novos produtos. «O segredo do nosso êxito reside na nossa capacidade de identificar as tendências e inovar», confirmou já publicamente Roland Frefel.

«Juntando algumas variedades de insetos à lista de ingredientes de alguns produtos transformados, fazemos uma aposta numa indústria alimentar moderna e virada para o futuro», promete o responsável pelo departamento de produtos frescos da companhia. Além do «gosto delicioso» e do «sabor que faz lembrar o frango», os insetos contêm uma quantidade de proteínas semelhante à da carne e à do peixe.

Texto: Luis Batista Gonçalves