A programação da Essência do Minho contempla a realização do Minho Festival, iniciativa enogastronómica que decorrerá no Mosteiro de Tibães, em Braga, de 5 a 7 de junho, com restaurantes, sessões de cozinha ao vivo, mercado de expositores e provas comentadas de vinhos do Minho.

Três restaurantes (L’Eau Vive - Hospedaria Convento de Tibães, Delicatum e Hamburgueria Alta Burguesia) estarão em funcionamento permanente, com ementas que combinam os sabores mais tradicionais e novas versões da cozinha e dos produtos minhotos.

Igualmente disponíveis em permanência no evento, 40 expositores apresentam dezenas de produtos tão variados como doçaria tradicional, enchidos, queijos, vinhos e até artesanato, sempre com possibilidade de aquisição.

Destaque ainda para as apresentações de cozinha ao vivo dos chefes Renato Cunha (do restaurante Ferrugem, em Famalicão) e de António Loureiro (chefe do Hotel Meliá Braga, recentemente distinguido “Chefe Cozinheiro do Ano 2014”), bem como para a aula de cozinha para crianças, dirigida pela Nutrir, que pretende alertar os mais novos para a importância de uma alimentação saudável. A emblemática Doçaria da Cruz de Pedra fará ainda uma demonstração de um dos mais notáveis exemplares da doçaria tradicional portuguesa, o Pudim Abade de Priscos.

Já em Guimarães, na noite de 13 de junho, no Paço dos Duques será promovida a Minho Wine Night, uma wine party com atuações de dj’s e muita animação, que se pretende afirmar como uma celebração dos vinhos do Minho, enquadrando-os num contexto de novos momentos de consumo e aproximação a novos públicos.

Mas, o primeiro momento da Essência do Minho é a prova Minho Wine Tasting, que traz à região especialistas de sete nacionalidades: Brasil, Espanha, França, Holanda, Polónia, Suécia e, claro, Portugal. O conjunto de jornalistas e críticos de vinhos vai provar dezenas de amostras de produtores das áreas geográficas que integram os territórios de atuação das CIM do Alto Minho, Ave e Cávado, em sessões que decorrerão no Museu do Alvarinho, em Monção, e no Solar do Alvarinho, em Melgaço, nos dias 3 e 4 de junho, respetivamente.

A comitiva de especialistas já foi anunciada e será constituída pelos brasileiros Alexandre Lalas (crítico de vinhos e colaborador da revista “Gula”) e Miguel Icassati (especialista em gastronomia e vinhos, revistas “Veja” e “Gosto”), o francês Eric Riewer (editor de vinhos do famoso guia “Gault Millau”), o polaco Pawel Bravo (crítico da revista “Magazyn Wino”), o sueco Fredrik Âkerman (especialista em vinhos que colabora com o projeto “Din Vinresa”), a holandesa Leonie Mooijekind (jornalista da revista “Jan Magazine”), e os portugueses Manuel Moreira (sommelier, formador e crítico de vinhos, colabora com as revistas “WINE” e “Escanção”), Rui Falcão (jornalista e crítico de vinhos, colabora com o suplemento “Fugas” do jornal “Público” e a revista “WINE”) e Nuno Guedes Vaz Pires (diretor da revista “WINE”).