E os melhores vinhos e espumantes da Bairrada são…

O Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada que decorreu no passado fim-de-semana, integrado no Encontro com o Vinho e Sabores, distinguiram o Adega Cooperativa de Cantanhede, Aliança e Casa de Sarmento em prova cega.

A 4.ª edição do Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada colocou 76 vinhos (espumantes, brancos, rosés e tintos) em prova cega junto de 17 jurados – críticos, jornalistas especializados, enólogos, escanções e representantes do comércio. Os três grandes vencedores foram o ‘Marquês de Marialva Arinto Reserva branco 2013’, da Adega Cooperativa de Cantanhede, o ‘Aliança Vintage branco 2008’, da Aliança - Vinhos de Portugal, e o ‘Casa de Sarmento Brut de Baga branco 2009’, da Casa de Sarmento, nas categorias ‘Melhor Vinho’, ‘Melhor Espumante’ e ‘Melhor Espumantes de Baga’, respectivamente.

Entre vinhos brancos, rosés e tintos e espumantes foram 21 as referências premiadas com medalhas de ouro (14) e prata (7). No que toca a produtores (caves e vitivinicultores-engarrafadores) foram 12 os que viram os seus vinhos serem galardoados: Adega Cooperativa de Cantanhede (6), Aliança Vinhos de Portugal (1), António Selas (1), Casa Agrícola António Santos Lopes Herdeiros (1), Caves da Montanha - A. Henriques (1), Casa de Sarmento (1), Caves de São João (1), Caves Primavera (1), Caves Solar de São Domingos (2), Hélder Manuel Ferreira dos Santos (1), Quinta dos Abibes (2) e Quinta do Encontro (3).

A Adega Cooperativa de Cantanhede, o maior produtor da região da Bairrada, surpreendeu ao arrecadar seis medalhas, quatro de ouro e duas de prata, todas atribuídas a vinhos da marca ‘Marquês de Marialva’. O vinho branco premiado com ouro – ‘Marquês de Marialva Reserva Arinto branco 2013’ – conseguiu ainda a proeza de ser eleito o ‘Melhor Vinho’ do Concurso.

De destacar o facto de todos os vinhos em prova serem certificados pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, entidade organizadora do Concurso. Para uma região em que o espumante é rei e tem a Baga como casta bandeira – que se destaca pela originalidade e versatilidade para produzir grandes vinhos tintos e frescos espumantes brancos e rosés – foi criada uma categoria para eleger o ‘Melhor Espumante de Baga’, tendo este ano sido eleito um branco da colheita de 2009, o ‘Casa de Sarmento Brut’, premiado com medalha de ouro.

Comentários