Douro: Tomate Coração de Boi tem direito a festival com quinzena gastronómica

O Tomate Coração de Boi, produto com tradição na agricultura duriense, merece pelo segundo ano a realização de um festival. Uma iniciativa que inclui, a 18 de agosto, concurso, conversas em torno deste alimento e um jantar aberto a todos. Paralelamente decorre uma quinzena gastronómica.

A 18 de Agosto, Sophia Bergqvist, co-proprietária e gestora da Quinta de la Rosa – localizada no Pinhão, em pleno Alto Douro Vinhateiro – abre as portas da sua propriedade duriense à II edição do “Concurso Tomate Coração de Boi”, o produto proveniente de quintas de produtores de vinho do Douro que será submetido, pelo segundo ano consecutivo, a uma prova cega e avaliação criteriosas, a cargo de chefes de cozinha, enólogos, jornalistas, entre outros.

Segue-se, pelas 18h30, uma conversa sob o mote “Será o Douro o melhor terroir para o tomate coração de boi?”, moderada pela docente investigadora da UTAD Ana Paula Silva. Depois dos trabalhos, o momento é de festa. É chegada a hora do Cozinha da Clara – o recém-inaugurado restaurante da Quinta de la Rosa – ser palco de um jantar volante, aberto a todos os que se queiram inscrever, no final do qual serão revelados os vencedores do Concurso.

Esta segunda edição traz novidades, entre elas a “Quinzena do Tomate Coração de Boi”, com a participação de restaurantes de referência da mais antiga região demarcada do Mundo. Na lista de confirmados estão já o Caisdavilla (Vila Real), o DOC by Rui Paula (Folgosa); o Six Senses Douro Valley (Lamego), e o Toca da Raposa (Ervedosa do Douro). O Cozinha da Clara integra a lista destes restaurantes e o chefe Pedro Cardoso preparou um menu completo, composto por Gaspacho de tomate coração de boi e fio de azeite La Rosa, Salada de tomate com escabeche de sardinha, Lombelo de porco com milhos de tomate em duas texturas e a sobremesa Tomate e queijo.

Disponível de 15 a 31 de Agosto, este menu tem o valor de 35,00 euros, ao qual acresce um suplemento de vinhos Quinta de la Rosa a copo, por 10,00 euros, ambos por pessoa.

Já o jantar de 18 de Agosto orça os 25,00 euros por pessoa, ao qual acresce uma garrafa de vinho branco, rosé ou espumante, à escolha de cada um. As inscrições são limitadas, razão pela qual é obrigatória a reserva através do e-mail greengrape@greengrape.pt e o pagamento antecipado para o IBAN PT50 0023 000 45476435311 94 (Celeste Pereira).

artigo do parceiro:

Comentários