Sendo o comboio um meio de transporte privilegiado no Douro, nada mais natural do que escolher as iniciais que simbolizam velocidade e dar-lhes um outro significado. ‘DOURO TGV - Turismo . Gastronomia . Vinho - Vila Real 2017’ são os temas que dão origem a um novo evento, dirigido aos agentes e às gentes da região; aos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), futuros embaixadores da região; e todos os players cujas atividades versem turismo, gastronomia e vinho.

A ‘Gastronomia’ dá o mote ao primeiro dia, 10 de maio. Sob a designação ‘Douro Gourmet’ o programa divide-se em quatro abordagens temáticas: Douro Internacional, Douro Integral, Douro Glocal e Douro Mundial. A moderação fica a cargo de Duarte Calvão – consultor gastronómico da Associação de Turismo de Lisboa, diretor do Peixe em Lisboa, coautor do blog Mesa Marcada e que durante vários anos escreveu sobre gastronomia e restaurantes nas páginas do Diário de Notícias – e Teresa Albuquerque, vice-presidente do Instituto Internacional Casa de Mateus. A apresentar casos de sucesso e a debater novas oportunidades para o Douro estarão chefes de renome, gastrónomos e especialistas em produtos como porco bísaro, maçã, castanha, azeite, ervas e flores comestíveis. Não faltarão momentos de degustação, de produtos endógenos, mas também de sabores mais exóticos e inusitados.

O tema ‘Turismo’ embarca no ‘DOURO TGV’ na tarde de dia 11. Sob o mote ‘Douro 3.0.’ vai ser explorada a vertente tecnológica ligada ao turismo: as viagens são cada vez mais planeadas com base em visitas prévias, feitas através do mundo digital. Quem navega no Douro? Uma questão com duas dinâmicas – em sentido lato e do ponto de vista virtual – e que será abordada no evento. Neste dia serão apresentados alguns projetos de investimento turístico que estão previstos para o Douro.

A sexta-feira, dia 12, é dedicada ao ‘Vinho’. Pelas 09h30 começa uma ‘Viagem Enológica’ por diferentes regiões vitivinícolas, com a presença e testemunho do espanhol Raúl Perez, da francesa Valerie Lavigne (a confirmar) e do luso-australiano David Baverstock, e moderada por Tim Hogg, cientista na área da enologia, reconhecido professor universitário e director do Centro de Excelência da Vinha e do Vinho (CEVV), inserido no Regia-Douro Park. Ao mesmo tempo, acontece a primeira edição do ‘Concurso de Vinhos Douro TGV by Regia-Douro Park’, no qual serão eleitos por um eclético painel de jurados os melhores brancos e tintos, de entre os vinhos presentes na ‘Mostra de Vinhos e Sabores DOURO TGV’, que tem lugar nesse mesmo dia, pelas 16h30 – aberta ao público e de entrada gratuita.

A tarde começa com um painel sob o mote ‘O Vinho e o Digital’, dividido em três subtemas: ‘A Escrita e Crítica Digital’, ‘Ferramentas Digitais ao Serviço do Vinho’ e ‘Vinhos, Filhos do Digital’. Nesta última parte teremos dois vinhos em palco: um preview do branco e tinto ‘Bons Rapazes by Lavradores de Feitoria’, vinhos da autoria da dupla Tiago Froufe da Costa e Pedro Teixeira (actor da TVI) em parceria com a Lavradores de Feitoria; e o quase esgotado ‘Bebes.Comes’, um DOC Dão do casal de bloggers Joana Marta e Pedro Moreira e da enóloga Lúcia Freitas.

O acesso ao ‘DOURO TGV’ é gratuito, mas implica inscrição prévia até dia 5 de maio, através do e-mail eventos@regiadouro.com ou do telefone 259 308 200.