O I Festival de Gastronomia do Douro Indoor vai decorrer em três fins-de-semana de Junho e Julho. Esta iniciativa da Turismo do Douro, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, da Câmara Municipal de Lamego, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da HTDOURO – Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro chega a 29 restaurantes, de oito concelhos do Douro, numa altura de programação particularmente animada na região.
Além de menus especiais de inspiração regional em cada restaurante aderente, a programação do I Festival de Gastronomia Indoor inclui ainda demonstrações e provas de cocktails, com Vinho do Porto, Espumante e Moscatel de Favaios por barmen profissionais e show cookings com conceituados chefs internacionais de restaurantes Estrelas Michelin. Neste contexto, vai também ser apresentado, em seminário, o “Programa de Certificação da Restauração do Douro”, no dia 16 de Junho.
A mostra quer dar a conhecer a gastronomia duriense, de 16 a 20 de Junho – em simultâneo com o Festival da Bôla de Lamego (16 a 20 Junho), o Circuito Automóvel de Vila Real e o Festival de Música em Peso da Régua (19 e 20 de Junho) –, de 24 a 27 de Junho e de 1 a 4 de Julho.
Segundo explica António Martinho, presidente da Turismo do Douro, “o primeiro festival gastronómico indoor da região quer afirmar a excelência do produto Gastronomia e Vinhos, enquanto divulga e recupera a cozinha e as receitas típicas de um património tão rico”.
Este programa de eventos resulta da concertação entre as entidades da região, para atrair um maior número de visitantes e turistas. Surge no âmbito do Programa “Douro Emoções”, promovido pelas autarquias de Vila Real, Lamego e Peso da Régua, com o objectivo de animar as cidades do eixo através de um calendário de eventos dinâmico durante a Primavera e o Verão de 2010.
Em próximas edições, de acordo com o presidente da HTDOURO, José António Fernandes, o Festival de Gastronomia do Douro Indoor pretende alargar a área da sua realização, quer em número de restaurantes, quer em número de municípios.