Douro: Festa Pombalina vai durar dois dias e promete ser rija

A 2 e 3 de setembro São João da Pesqueira brinda à mais antiga região demarcada do mundo. A celebração anual do Douro instala-se na vila do distrito de Viseu com dezenas de vinhos, um jantar pombalino e sessões de cozinha ao vivo.

A 15ª edição da Vindouro – Festa Pombalina apresenta mais de duas dezenas de produtores de vinhos DOC Douro e do Porto, que trazem ao Museu do Vinho de S. João da Pesqueira as referências clássicas e as grandes novidades. O sommelier e colaborador da Revista de Vinhos, Manuel Moreira, conduz “Conversas sobre o Vinho” onde, de maneira informal, será possível aprofundar conhecimentos sobre os tintos e brancos do Douro, assim como os Vinhos do Porto. E, enquanto as vindimas decorrem, voltam a realizar-se as tradicionais lagaradas, com a especial participação dos produtores.

Douro: Festa Pombalina vai durar dois dias e promete ser rija
créditos: fabricedemoulin.com

No capítulo gastronómico, destaque para a sessão de cozinha ao vivo protagonizada pelo chefe Vitor Matos (uma estrela Michelin no restaurante Antiqvvum, no Porto e, mais recentemente, também com a consultoria do histórico Vidago Palace Hotel) e para o jantar pombalino no Jardim do Palácio do Cabo, a cargo da equipa do chefe Rui Paula.

A programação da Vindouro proporciona uma viagem ao século XVIII, mais concretamente aos tempos do Marquês de Pombal, a figura tutelar que esteve na origem da demarcação e regulamentação do Douro. Nas ruas de S. João da Pesqueira, o desfile e o mercado pombalino constituem-se como dois pontos altos do evento, que conta ainda com outras recriações históricas.

Na música, de realçar os concertos de dois grandes nomes do panorama nacional: Os Azeitonas e António Zambujo (noites de 2 e 3 de setembro, respetivamente). O cartaz contemplará ainda atuações de DJ´s.

O programa completo está disponível em aqui.

Douro: Festa Pombalina vai durar dois dias e promete ser rija
créditos: fabricedemoulin.com

artigo do parceiro:

Comentários