As sessões de apresentação do guia ribatejano estão agendadas para dia 2 de junho, no Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, às 14h00; e no Convento de Alter, em Alter do chão, às 16h30. O guia alentejano é apresentado no dia seguinte, 3 de junho, às 10h30 na Biblioteca Municipal Luís de Camões, no Alvito, e no Cineteatro Grandolense, em Grândola, às 14h30.

Os guias “Da Terra à Mesa” propõem seis grandes roteiros, divididos em 20 percursos, com visitas a 160 produtores de produtos endógenos ou de especialidades gastronómicas e vínicas alentejanas e ribatejanas, assim como a participação em inúmeras atividades ligadas ao setor.

As propostas variam entre participar na apanha da azeitona; provar azeites, queijos ou enchidos; conhecer o ciclo do arroz; visitar portos de pesca; assistir às lotas; passear no montado; divertir-se com as cabras e ovelhas que pastam nos coloridos prados; ver onde crescem os espargos selvagens ou as túbaras; visitar quintas ancestrais, participar em atividades de cozinha tradicional ou descobrir receitas regionais.

Através da consulta dos Roteiros, os turistas e visitantes ficam também a par de todos os eventos enogastronómicos, assim como dos restaurantes certificados e temáticos e os alojamentos inspirados na gastronomia e vinhos. A oferta abrange os 47 municípios alentejanos e os 11 ribatejanos.

Disponíveis na versão eletrónica e-book, os guias ficam alojados nos sites www.visitalentejo.pt e www.visitribatejo.pt podem ser lidos num computador, tablet ou smartphone, e descarregados no formato ePub e PDF.