Nesta primeira edição do UVVA, o Vinho Verde, a estrela da festa, estará muito bem acompanhado pela gastronomia regional. Uma festa onde marcarão presença 27 produtores ligados a rótulos já clássicos na região, mas também vitivinicultores que arriscam em novas referências.

Para que a experiência seja completa, o UVVA vai contar com uma zona lounge para a degustação de produtos regionais, assim como a presença de oito restaurantes.

Paralelamente decorrerão sessões de show cooking com chefes de cozinha premiados. O chefe André Silva, que no restaurante Largo do Paço (Casa da Calçada, Amarante) ostenta uma estrela Michelin, inaugura o palco do show cooking no primeiro dia, pelas 21h30. O chefe Hernâni Ermida é o protagonista da sessão que se realizará no sábado, às 19h30. Já a apresentação do último dia, pelas  18h, estará a cargo do chefe Luís Américo.

Um programa que se completa com conversas sobre o vinho com experientes enólogos e atuações com DJ  e graffiter.

A entrada é gratuita e o kit de prova, constituído pelo copo oficial do evento e porta copo, terá um custo de 2,5 euros. A programação oficial será brevemente divulgada.

Este evento é uma iniciativa da Câmara Municipal de Amarante, com produção da EV-Essência do Vinho e parceria da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.