Dificilmente encontramos um português que não coloque o arroz na ementa dos dez pratos que prefere. Uma evidência corroborada pelos números. Em terras lusas o consumo de arroz supera em quatro o da restante Europa, com 17 quilos per capita/ano.

Esta paixão portuguesa por um produto multifacetado à mesa tem motivado desde 2013 a organização da iniciativa “Melhor Arroz de Portugal”. Numa primeira fase, até 30 de abril, decorre a inscrição dos restaurantes, com a apresentação das receitas a concurso. Estas mesmas confeções podem ser votadas pelo público em geral www.melhorarrozdeportugal.pt. A votação decorre até 31 maio de 2016.

Já na segunda fase, os dez restaurantes mais votados irão participar na grande final nacional de culinária, na segunda semana de junho. A escolha do “Melhor Arroz de Portugal 2016” ficará a cargo do chefe António Bóia, Capitão da Equipa Olímpica Júnior de Culinária, do chefe Paulo Pinto, Capitão da Equipa Olímpica Sénior de Culinária e do chefe Carlos Madeira, Executive Chef Unilever Food Solutions.

O grande vencedor da edição de 2016 ganhará 5000 euros em prémios, e o segundo e terceiro lugar receberão prémios no valor de 2000 euros e 1800 euros, respetivamente. Aos restantes finalistas serão atribuídas menções honrosas com prémios no valor de 750 euros.

Os consumidores que votarem no seu restaurante favorito até 31 de maio vão habilitar-se a muitos prémios sorteados ao longo dos três meses de votações, através de passatempos a ocorrer em vários meios.

Entre as novidades em 2016, o facto dos restaurantes participantes estarem assinalados num mapa digital disponível em www.melhorarrozdeportugal.pt, o que vai facilitar a sua geolocalização. Com esta implementação, é intenção da organização facilitar e promover a visita dos clientes aos restaurantes.

Adicionalmente, e à semelhança dos anos anteriores, a UFS doará 100 g de arroz por cada voto único, às IPSSs (Instituições Particulares de Solidariedade Social) escolhidas pelos dez restaurantes finalistas do concurso.

Recorde-se que em 2015 o vencedor do “Melhor Arroz de Portugal 2015” foi o restaurante Castas e Pratos, de Peso da Régua, com o prato Risotto de Carabineiros e Horta do Chefe.

Nesse mesmo ano, o número de restaurantes participantes duplicou face ao registado na 1ª edição. Ao longo dos três anos o evento já envolveu mais de 125 000 portugueses a votar e foram doadas 13 toneladas de arroz a IPSSs.