Murganheira Blanc de Noirs Távora-Varosa Touriga Nacional branco 2009, nos espumantes; Marquesa de Alorna DOC Tejo Grande Reserva 2015, nos brancos; Casa do Lago Regional Lisboa 2016, nos rosés; Cortes de Cima Regional Alentejano Touriga Nacional 2014 nos tintos; e Vasques de Carvalho Porto Tawny 40 Anos, nos fortificados, foram estes os vencedores do “Concurso de Vinhos Grandes Escolhas”. Um elenco de cinco vinhos anunciado a 27 de outubro no decorrer do primeiro dia do evento “Grandes Escolhas - Vinhos & Sabores”.

Contas feitas, perto de meia centena de jurados, reunido a 18 de Outubro, em Montes Claros/Lisbon Secret Spot, decidiu quais os vinhos que mereciam prémios. Divididos por dez mesas, de copo na mão, estes provadores, numa primeira fase, atribuíram as suas classificações. Cada mesa provou, em média, 40 vinhos. Quatrocentos vinhos que mereceram por parte dos jurados uma nota de agrado dada a qualidade média encontrada. Os três vinhos mais pontuados em cada categoria (salvo nos rosés, cuja participação foi mais diminuta) foram depois a uma finalíssima. Nessa altura participaram todos os jurados. Apuradas as contas, emergiram os vencedores.

Do painel de jurados fizeram parte representantes da comunicação social, proprietários de lojas de vinho e alguns outros especialistas e líderes de opinião. O grau de experiência variava bastante, oscilando entre o enófilo e o crítico profissional de vinhos.