A ementa que mereceu a distinção do júri foi composta por bacalhau a baixa temperatura com espuma de batata e azeite virgem, salada tépida de legumes da época e timbalo de couve lombarda e chouriço, chips de alho (entrada); duo de cordeiro: pá recheada com camarão sobre esparregado de salsa, perna confitada em azeite, ragôut de castanhas e cogumelos selvagens aromatizados com tomilho (prato principal); sabayon de laranja com bolo de azeite de cenoura e gengibre, gelado de chocolate negro, creme de limão e praliné de noz, crocante de laranja (sobremesa).
João Rodrigues possui o curso de cozinha/pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e iniciou a sua actividade profissional no restaurante Bica do Sapato. Agora com 30 anos, trabalha como cozinheiro de primeira no Restaurante Pragma, do Casino Lisboa, no Parque das Nações.
O concurso Chefe Cozinheiro do Ano é a maior e mais antiga prova nacional destinada a profissionais de cozinha, patrocinado pelo Turismo de Portugal e organizado pelas Edições do Gosto e pela revista “InterMagazine”, distingue o melhor profissional residente em Portugal com mais de cinco anos de experiência comprovada.