Cem restaurantes disputam melhor harmonização entre comida e vinho do Porto

Cem restaurantes de todo o país vão disputar o concurso Gastronomia com Vinho do Porto, que visa a promoção dos vinhos produzidos no Douro através da sua harmonização com a comida.
créditos: PixaBay

Considerado um dos maiores e mais antigos concursos de gastronomia do país, o evento tem como objetivo promover os vinhos do Porto e Douro em associação com o melhor da gastronomia portuguesa e incentivar o seu serviço nos restaurantes.

O concurso, que conta com quase duas décadas de história, é organizado a cada dois anos pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), com sede no Peso da Régua, em parceria com a revista INTER Magazine.

O júri vai hoje para a estrada e, até ao dia 23 de outubro, vai percorrer 3000 quilómetros e provar 300 pratos de 100 restaurantes, desde o Algarve, Alentejo, Lisboa, passando pelo centro do país e subindo ao Porto, Douro e Minho.

"O número de inscritos está limitado aos 100 participantes, sendo que a adesão registada mostra o interesse dos restaurantes nos vinhos do Porto e do Douro e a sua vontade de os trabalharem como um meio para diversificar a oferta e surpreender clientes cada vez mais exigentes e informados”, afirmou hoje, em comunicado o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral.

O responsável acrescentou que a dinamização deste concurso reforça todo o trabalho que o instituto tem vindo a fazer no âmbito do programa “Saber Servir, Vender Melhor”, no sentido de “aumentar o nível de conhecimento dos profissionais sobre o vinho do Porto e fomentar o seu serviço”.

Os restaurantes participantes têm como missão explorar a harmonia entre os vinhos da Região Demarcada do Douro e os sabores do património gastronómico português, aproveitando todas as suas potencialidades.

Na ementa do concurso, a entrada e o prato principal devem ser acompanhados por vinho do Douro ou Porto, enquanto a sobremesa deve ser degustada com vinho do Porto.

A entrega de medalhas e diplomas de participação decorre no Porto & Douro Wine Show, em Lisboa, a 21 de novembro.

Durante esta cerimónia vai ser lançado um portal que funcionará como um roteiro do Concurso Gastronomia com Vinho do Porto, com os restaurantes em concurso e as medalhas atribuídas.

O IVDP é um instituto público que tem como missão promover e garantir o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Douro e Porto.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários