Cascais - O mundo do chocolate em exibição no Mercado da Vila

De 27 de fevereiro a 1 de março o chocolate nas suas mais diversas criações chega ao Mercado da Vila, em Cascais. O evento com entrada gratuita conta com a presença de dezenas de marcas nacionais e estrangeiras, produtos gourmet, apresentações a cargo de chefes.

No pavilhão central deste Mercado do Chocolate, em Cascais, estarão presentes mais de duas dezenas de expositores de chocolate de elevada qualidade, muitos deles provenientes de diversas regiões portuguesas, mas também de países terceiros como a Bélgica, França e Espanha.

Bolachinhas de chocolate, bolo brigadeiro apto para diabéticos, bombons, brownies, chocolate com mensagens, chocolate e peso, tabletes, tartes, cupcakes são apenas alguns exemplos das centenas de produtos em mostra e venda.

Um evento que conta ainda com a realização de diversos workshops, showcookings, com a presença de chefes e diferentes abordagens à temática do chocolate. “Criação de trufas de chocolate e mel”, “Cake design nível 1”, Criações de chocolate para crianças e “Bacalhau com chocolate”, são apenas algumas das apresentações a cargo dos chefes participantes, nomeadamente Joana Byscaia, Andreia Lima, Carolina Abelho, Miguel Paulino, Pedro Mendes, entre outros.

Uma mostra que se complementa com a presença de outros produtos gourmet que incorporam o chocolate, como azeite, compotas e doce de castanhas.

Este Mercado do Chocolate espraia-se também para o artesanato com a presença de 40 artesãos. Chapéus, malas, artigos de bebé e criança, bijuteria variada, brinquedos tradicionais em madeira, sabonetes, artigos em tecidos, azulejo, artigos em cortiça, estão entre as artes em exibição.

A animação cultural será diária. No palco principal atuarão ranchos folclóricos, grupos etnográficos, grupos de dança, sem esquecer os mais pequenos que terão ao seu dispor um espaço infantil animado pela Casa da Criança de Tires.

Os utilizadores do comboio (Estação de Cascais, a 300 metros do Mercado da Vila) beneficiam de uma promoção de dois euros na ida e volta e por pessoa, mediante indicação de que se dirige para o evento.

Recorde-se que nas duas primeiras edições deste Mercado do Chocolate estiveram presentes perto de 40 mil visitantes.

Este Mercado do Chocolate é uma organização da DNA Cascais Comércio em parceira com a Câmara Municipal de Cascais.

Fica o programa completo:

Sexta-feira, 27 de fevereiro

18h30 - Workshop “Pais e Filhos”, com a chefe Joana Byscaia da Petit Chef. Temática: “Criação de Trufas de Chocolate e Mel”;

20h30 - Danças Latinas e Flamenco – Escola de Dança Sully Barrera.

Sábado, 28 de fevereiro

11h00 - Showcooking com as chefes Andreia Lima e Carolina Abelho, formadoras na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (EHTE), com a participação dos alunos da EHTE. Temática: “Cake design nível 1”;

12h30 - Showcooking chefe Chocolatier Franscisco Siopa. Esculturas com chocolate.

16h00 - Showcooking com as chefes Andreia Lima e Carolina Abelho. Temática: “Cake Pops​”;

17h00 - Grupo Bunga Ritmo;

18h30 - Banda da Sociedade Musical Sportiva Alvidense;

18h00 - Showcooking com o chefe Miguel Paulino, Executive Chef Sheraton Lisboa;

20h30 – Banda Acoustic Trip - Covers.

Domingo, 1 de março

11h00 - Showcooking com as chefes Andreia Lima e Carolina Abelho. Temática: “Cake design nível 1”

11h00 - Peça de Teatro Infantil "Bombito & Chocolatina" - a exposição de chocolate, pela Quideia Animações;

12h30 - Chefe Pasteleiro António Marques, | Embaixador da marca Barry-Callebaut,   formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa;

15h00 - Showcooking de Criações de Chocolate para Crianças. Ana Rita Figueira, chocolatier da Chocolate Gourmet. Temática: Informações básicas sobre o chocolate e como o trabalhar (temperar). Elaboração de algumas peças destinadas aos mais novos.

16h00 - Showcooking com o chefe Pedro Mendes, chefe de Cozinha do Alentejo Marmoris Hotel & Spa, em Vila Viçosa;

16h00 - Grupo Coros, da Associação Vocalizo, Carcavelos;

17h00 - Showcooking com as chefes Andreia Lima e Carolina Abelho. Temática: “Cake Pops

18h00 - Grupo Tambóra, da Ludoteca da Galiza.

19h00 - Showcooking com o chefe Joe Best. Temática: “Bacalhau com Chocolate”

artigo do parceiro:

Comentários