Na segunda-feira, 18 de julho, os pizzaiolos invadem o Jardim dos Clérigos, na Baixa do Porto. Na tentativa de desvendar se o segredo está na massa ou no molho, o público deverá aderir em massa, tal como nos anos anteriores, até porque poderá degustar as fatias de pizza confecionadas ao momento.

As primeiras fatias, no entanto, são destinadas ao júri, composto por especialitas como Grace, a tricampeã mundial, Simona Lauri, professora de panificação em Itália, Paulino Bucca, Marco Gomes, Leone Coppola, Carmine Basile, António Vieira e Paulino Queirós.

Estão inscritos cerca de 50 participantes, o dobro do ano anterior, que vão trabalhar em permanência e distribuir as suas pizza pela assistência, como forma de prender o público à iniciativa e conquistar mais fãs para o evento.

O leque de prémios também é alargado nesta edição. Para lá das duas pizzas mais saborosas e das duas pizzas mais bonitas, é eleito o ‘Master Pizzaiolo’ que melhor usa as técnicas, o tempo, assim como os comportamentos ecológicos irrepreensíveis, quer com os alimentos, quer com o material de trabalho. A passagem nesta etapa portuguesa é obrigatória para obter classificação de acesso ao Campeonato Mundial da Pizza, que se realiza anualmente em Parma, e ao Campeonato Mundial de Pizzaiolo, que decorre todos os anos em Nápoles. Os vencedores das três categorias na competição, num total de cinco profissionais, terão a oportunidade de se mostrarem nos grandes palcos de pizzas do mundo, formando a «Selecção Portuguesa de Pizzaiolos».

A competição conta ainda com um show de pizza acrobática, a cargo dos maiores especialistas do mundo. Entre eles, destaque para a presença de Giuseppe Maggio, o mais novo campeão mundial de sempre de pizza acrobática.

À semelhança do que aconteceu nas duas anteriores edições, parte da verba proveniente das inscrições será encaminhada para uma instituição de beneficência que trabalha com crianças. Impulsionado por Antonio Mezzero, um napolitano radicado no Porto há oito anos, o Campeonato Português de Pizza é apoiado pela Associazione Socio-Culturale Italiana del Portugallo Dante Alighieri, uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que se propõe apoiar a difusão da língua, cultura e tradições italianas, através de iniciativas e manifestações de carácter cultural e social.