O foodie Rodrigo Menezes diz que é como estar na cozinha de sua casa a cozinhar com - e para - os amigos. Só que esta casa tem paredes de vidro (por onde espreitam os curiosos), fica no meio de um mercado, tem espaço para 22 convivas e é equipada com as últimas tecnologias da Samsung, incluindo televisores, placas, forno e frigoríficos acabados de sair do catálogo.

A ideia é ensinar a cozinhar de uma forma divertida. Aos sábados de manhã há ateliês para as crianças (já houve um dedicado aos cereais de pequeno almoço); os dias de semana tentam captar os turistas de passagem para irem às compras no mercado e fazerem receitas tradicionais portuguesas; as terças e quartas-feiras contam com menu confecionado pela equipa e a última semana de cada mês deverá contar com iniciativas da Samsung, patrocinadora desta peculiar cozinha.

Rodrigo Meneses vai desfiando as ideias que tem para programação com a rapidez com que corta uma cebola. Uma delas é o speed dating, onde os rapazes vão cozinhando a refeição enquanto as miúdas vão conversando e rodando para o próximo posto. Outra é o Team Building, em que funcionários de uma empresa podem cozinhar por equipas, em vez de jogar futebol ou fazer escaladas. Ainda haverá espaço para provas e cursos de vinhos, com as melhores marcas e enólogos.

Para João Cepeda, diretor da Time Out, a Academia vai funcionar também como um laboratório para a própria revista, onde será possível fazer as famosas provas “a melhor qualquer coisa de Lisboa”, que deixam os donos de restaurantes e pastelarias à beira de um ataque de nervos.

Ana César Costa