Aljezur - Batata-doce dá mote a festival em terras algarvias

Feijão com batata-doce, rojões de porco com batata-doce frita, torta e bolo de batata-doce, são apenas algumas das muitas propostas à prova em Aljezur, no Algarve, entre 28 e 30 de novembro, num festival dedicado àquele tubérculo.

No decorrer do Festival da Batata-doce de Aljezur diversos restaurantes e tasquinhas preparam-se para servir algumas das especialidades locais em torno deste produto há muito ligado ao território algarvio. As ementas contarão, igualmente, com criações inovadoras tendo por base a batata-doce.

Por seu turno, as doceiras de Aljezur levarão ao festival bolos, pastéis, tortas e outras formas de saciar os apetites mais gulosos, tendo como base a batata-doce.

O evento será ainda oportunidade para adquiria batata-doce da melhor qualidade junto dos produtores locais.

Recorde-se que Aljezur é produtor da variedade Lyra de batata-doce. Insto numa zona de plantação que conta com a designação europeia de Indicação Geográfica Protegida.

O festival é uma organização da Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur, em parceria com a autarquia algarvia, visando “valorizar a produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido ao solo e ao clima que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma”.

Comentários