O Alentejo Bom Gosto vai agir em quatro frentes, explicou Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo ERC, durante a conferência internacional “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas” que decorreu nos passados dias 3 e 4 de outubro em Beja. São elas a criação de uma carta gastronómica, que irá revelar a origem e modos de fazer tradicionais dos produtos regionais; a certificação desses produtos e dos restaurantes e atribuição de um selo de qualidade, a tradução das ementas para várias línguas nos estabelecimentos que usem produtos endógenos: e a elaboração de roteiros enogastronómicos consistentes e que integrem parcerias com as entidades da região. O objetivo é promover um conjunto de produtos turísticos destacando o que faz do Alentejo um destino único, como a visita às herdades e quintas de vinho, os pratos típicos, os azeites, os queijos e a doçaria.
Segundo Ceia da Silva, o projeto Alentejo Bom Gosto já tem financiamento aprovado.
O Festival Internacional “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas” decorre até 9 de outubro em Beja, culminando do fim de semana com várias sessões de showcooking, aulas de culinária e degustação de produtos em ações conduzidas por reconhecidos chefes de cozinha. A Vinipax – Vinhos e Sensações do Sul decorre em paralelo, com a presença de mais de 100 produtores, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Destaque ainda para a Semana das Comidas de Pão, com ementas especiais à base de pão em cerca de 100 restaurantes aderentes.