Alentejo apresenta vinhos e azeites em Lisboa

Seminários, provas comentadas, conversas e um concerto fazem parte do programa da Grande Prova Mediterrânica Azeites e Vinhos do Alentejo, no Centro Cultural de belém, dias 17 e 18 de outubro.

O Bar do Azeite vai dar provar de Galega, Cordovil ou Verdeal, as variedades de azeitona que, tal como as castas de um vinho, distinguem os aromas dos azeites alentejanos. A provar, também, os petiscos à base de carnes de bovino de raça alentejana, uma das mais suculentas do país.

De destacar, o seminário “A Dieta Mediterrânica Como Arte de Viver” (17 de outubro, 16h30), o “Mini Curso de Iniciação à Prova de Azeites” (17 e 18 de outubro, 17h00) e a Prova “Aromas Misteriosos – Descubra-os e Veja se É Um Bom Provador” (17 e 18 de outubro, 19h00).

Nos vinhos, as provas são orientadas pelos especialistas Rui Falcão e Aníbal Coutinho, dividindo-se entre o “Perfil Clássico e Intemporal dos Vinhos Alentejanos”, “Alicante Bouchet, uma casta singular”, “Vinhos aletnejanos – conheça as boas oportunidades” e “Antão Vaz e outras castas”.

As conversas sobre os vinhos vão ter como tema, no dia 17, os “rosés jovens para provar com os amigos” (16h00), as “grandes castas dos vinhos alentejanos” (17h00) e, no dia 18, “como preparar um wine party lá em casa” (15h30), “tintos para um jantar especial” (16h30), “dicas para harmonizar vinhos e comida” (17h30) e “brancos jovens para provar com os amigos” (18h30).

A Grande Prova termina com um concerto de André Sardet, às 20h00.

Comentários