O centeio, cereal que enche de vida e cor o planalto norte da Serra da Estrela, revela mais uma vez a sua importância tanto no controlo da biodiversidade da agricultura de montanha, como na criação daquele que é o alimento principal na região: o pão.

O “Festival Pão Nosso”, que decorre nos próximos dias 28, 29 e 30 de julho, no âmbito do ciclo de Festivais de Cultura Popular do Concelho da Guarda, oferece uma programação alargada de iniciativas. Os fornos comunitários e os moinhos de água reavivam a memória desta região, numa homenagem aos saberes ancestrais na preparação deste alimento. A grande novidade de 2017 é a realização de uma Oficina de Pão, pela mão de Diogo Amorim, o jovem padeiro que preserva as técnicas tradicionais do fabrico do pão de centeio. O evento irá ainda contar com um Roteiro dos Fornos comunitários, oficinas de artesanato, poesia e música, atuações locais de concertinas, Cavaquinhos e degustações de sabores e produtos de montanha.

Vítor Amaral, vice-presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) e da Câmara Municipal da Guarda, considera este tipo de iniciativas como "fundamentais para o crescimento económico e social, ao promovermos a tradição, a cultura e identidade e a sua interligação com os valores naturais do Parque Natural da Serra da Estrela. Os fornos comunitários, que têm sido preservados ao longo do tempo, são o elemento chave que promovem a ligação entre os locais e quem nos visita”.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.