Albufeira ganhou o “Farrobitos”

Chama-se “Farrobitos”, um doce que mistura alfarroba, laranja, amêndoa. Substitui o açúcar e a manteiga pelo mel e azeite. O novo doce de Albufeira nasceu da criatividade e saber de Júlio David, um pasteleiro reformado.

O “Farrobitos” sagrou-se vencedor entre outras 70 doces propostas num concurso lançado pelo município de Albufeira. O desafio posto à população consistia em criar um doce ou bolo local confeccionado à base de produtos regionais. 

Para Renato Costa, presidente do Júri, este é um “doce que reflecte a tradição de doçaria popular e não palaciana ou conventual e que recupera uma tradição do século XIX quando o habitual era usar mel e não açúcar na doçaria”.

Agora o “Farrobitos”, saído da saber de Júlio David, um pasteleiro reformado de 75 anos, para além de ganhar uma embalagem e imagem próprias, vai poder se apreciado em diversas pastelarias do concelho algarvio.

Recorde-se que das propostas apresentadas a concurso foram atribuídas quatro menções honrosas: “Delícias de Albufeira”, os “Mimos de Albufeira”, os “Pastéis de Albufeira” e os “Albhueros”.

artigo do parceiro:

Comentários