Academia do Café aposta na formação para profissionais e não só

Workshops, provas, certificação, consultoria e comercialização de café, tudo junto num só espaço.

«Aceita um café?» é a pergunta que se impõe quando se entra nas novas instalações da Academia do Café. O que muitos não sabem é que quem faz pergunta é uma das maiores especialistas portuguesas nesta bebida tão indispensável. E que a máquina que o tira é considerada uma espécie de “rolls royce” entre todas as outras máquinas de café, uma La Marzocco FB/80, oferta especial da marca à Academia, em sinal de reconhecimento pelo seu trabalho.

Formada em Engenharia Agro-Alimentar, Sandra Azevedo é a única formadora nacional com certificação SCAE (Speciality Coffee Association of Europe), capaz de atribuir o prestigiado Coffee Diploma a quem completar os cinco módulos de formação. Uma especialização que Sandra pensava não ter muita procura, mas que, afinal, acaba por ocupar grande parte do seu dia-a-dia. Baristas, torrefatores e distribuidores de café são os principais profissionais que procuram estes conhecimentos.

Há já algum tempo que a mentora da Academia do Café pensava em mudar para instalações com nome próprio, depois de alguns anos a partilhar o espaço com uma loja de móveis de cozinha, em Telheiras. A oportunidade surgiu há alguns meses, num novo empreendimento perto da Estrada da Luz, vizinho do Jardim Zoológico de Lisboa.

À porta estão dois pés ainda pequenos de cafeeiro, a aguardar que a natureza faça o seu trabalho. Embora o  clima português não seja o mais adequado para esta planta tropical, é curioso ver ao vivo o seu desenvolvimento. Num espaço rico em luz natural, todos os sentidos estão despertos para as várias atividades promovidas pela Academia do Café. Para além da certificação SCAE, a loja serve de palco a provas de diferentes grãos de café, consultoria a estabelecimentos e empresas e, aos sábados, workshops dirigidos ao público em geral. Toda a programação pode ser seguida aqui. A autora do livro “Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre o Café” aposta também na comercialização dos melhores cafés torrados do mundo, em grão ou moído, bem como em materiais e equipamento técnico para profissionais.

No site da Academia do Café, Sandra vai atualizando toda a informação relativa aos pequenos grãos castanhos, desde as últimas descobertas científicas sobre as propriedades medicinais ao valor daquele que é o único género alimentar cotado em bolsa de futuros.  Tudo isto sem perder o lado simpático da vizinhança, oferecendo um bom café a quem por lá passa.

Academia do Café

Rua Xavier Araújo, Loja 8D, 1600-226 Lisboa

Ana César Costa

artigo do parceiro:

Comentários