Atualmente consideramos que a pizza é um elemento fundamental da gastronomia italiana. E que eles a sabem fazer como ninguém, não há muitas dúvidas. No entanto, a sua origem está envolta em mistério.

Se há quem diga que esta foi inventada no Egito, com a junção das primeiras farinhas com água, há quem acredite que foi na Grécia que tudo começou. Diz-se ainda que foi através das Cruzadas que a pizza chegou ao porto de Nápoles e o hábito de consumo por lá ficou.

Invenções à parte, a verdade é que a refeição pegou e hoje é uma das comidas mais apreciadas no mundo. E, de acordo com registos oficiais, a Antica Pizzeria Port’Alba é a pizzaria mais antiga do mundo.

A história da venda de pizzas, em Nápoles, começou em 1738 com a comercialização desta refeição em tendas, uma espécie de food trucks da altura, que vendiam pizza a quem passava na rua. Mas só em 1830 é que a Antica Pizzeria Port’Alba abriu portas em Nápoles e assim se mantém até hoje.

Além de ser a pizzaria mais antiga da história da restauração, o contributo deste restaurante não fica por aqui. Em 1889, o pizzaiolo Raffaele Esposito, que trabalhava na Antica Pizzeria Port’Alba, foi convidado para ir ao palácio real italiano para fazer três pizzas para o rei Umberto e a rainha Margherita de Sabóia. Uma das pizzas confecionadas foi a pensar nas cores da bandeira italiana (vermelho, branco e verde), com tomate, queijo mozzarella e manjericão. A rainha gostou tanto dessa combinação que a mesma foi batizada com o seu nome: a pizza Margherita.

Se passar por Nápoles não perca a oportunidade de experimentar este restaurante com largos anos de experiência.