‘A Escolha da Imprensa’ já elegeu os melhores vinhos

São quatro os vencedores do Concurso de Vinhos “A Escolha da Imprensa”, no âmbito do ‘Encontro com o Vinho e Sabores’, que decorreu este fim-de-semana no Centro de Congressos de Lisboa.

No Concurso foram provados cerca de 270 vinhos e atribuídos 47 Prémios e 4 Grandes Prémios “A Escolha da Imprensa”, entre espumantes, brancos, rosés, tintos e fortificados.

‘Murganheira Cuvée Távora-Varosa Reserva Especial bruto branco 2003’ (Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa), nos espumantes, ‘Terra D´Alter Regional Alentejano Reserva branco 2013’ (Terras de Alter), nos brancos, ‘Palácio da Bacalhôa Regional Península de Setúbal tinto 2009’ (Bacalhôa Vinhos de Portugal), nos tintos, e ‘Ferreira Porto Vintage 2011’ (Sogrape Vinhos), nos fortificados, foram os vinhos que mais votos reuniram junto do painel de 25 jurados, composto por jornalistas e representantes da imprensa, tendo levado para “casa” as distinções de Grande Prémio “A Escolha da Imprensa”. Foram quatro os grandes vencedores, não tendo havido nenhum vinho a chegar ao topo do pódio na categoria de rosé.

Nas cinco categorias foram ainda eleitos 47 Prémios “A Escolha da Imprensa”: dez a espumantes, dez a brancos, quatro a rosés, treze a tintos – uma vez que houve vinhos com classificações iguais – e dez a vinhos fortificados. O Alentejo esteve em maioria nos rosés (dois em quatro Prémios) e nos brancos (quatro em dez Prémios e o Grande Prémio). A região de Távora-Varosa destacou-se nos espumantes com sete vinhos galardoados, entre os quais o Grande Prémio, e o Douro com nove Vinhos do Porto a serem premiados, restando apenas dois outros premiados, ambos Moscatéis de Setúbal. Nos tintos a opiniões dividiram-se por sete regiões, muito embora o Alentejo mantivesse a primazia nas opiniões, com cinco Prémios. No pódio, seguiram-se as regiões da Península de Setúbal (Grande Prémio e um Prémio), do Dão (2 Prémios), de Lisboa (2 Prémios), da Bairrada (1 Prémio), das Beiras (1 Prémio) e do Douro (1 Prémio).

artigo do parceiro:

Comentários