Pioneiro e especialista em carne maturada, o Rubro apresenta nestas Jornadas uma das raças mais exclusivas e apreciadas, nos dois estabelecimentos de Lisboa e no de Cascais.

O Chef Filipe Quaresma selecionou os melhores cortes de carne proveniente de um número muito restrito de produtores: 5 Costillas, Chuletón e Lomo Bajo (corte individual), todos com um tempo de maturação de 45 dias. A maturação é processo de conservação após o abate, em condições rigorosas de temperatura e humidade, durante pelo menos 21 dias. Este processo faz com que haja uma quebra das fibras, o que faz incrementar a tenrura, a suculência e a tensão de corte.

Sendo tipicamente uma raça de animais de trabalho, a raça Rubia Gallega está perto da extinção bem como a sua congénere portuguesa (a raça Minhota), com a qual tem fortes afinidades. Os animais são selecionados com idade mínima de 10 anos e são criados ao ar livre, com uma alimentação rica, que resulta de uma combinação de pastos e rações naturais, com mistura de cereais. Devidamente maturada, a carne fica macia e suculenta.

Contatos dos restaurantes Rubro:

Rubro Campo Pequeno: Praça de Touros do Campo Pequeno Loja 607 Piso Térreo; Tlf: 210 191 191

Rubro Avenida: Rua Rodrigues Sampaio nº35; Tlf: 213 144 656

Rubro Cascais: Rua Padre Moisés da Silva, Mercado da Vila Loja 56; Tlf: 210 144 311